SINARQ-DF dá início ao projeto Arquitetura no Deck Norte

Você conhece a importância da arquitetura de Brasília? Que o quadrilátero do Distrito Federal perde a cada dia um importante espaço da sua área verde para a ocupação urbana? É para discutir temas importantes como estes que o Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal (SINARQ-DF) convida profissionais da área e toda a sociedade para participar da primeira edição do projeto Arquitetura no Deck Norte. As atividades têm início no dia 5 de dezembro, às 18h30, com um happy hour cultural na praça de alimentação do shopping Deck Norte. O convidado é o professor e arquiteto Frederico Flósculo.

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará, Frederico Flósculo é doutor em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde. Entre seus trabalhos, colaborou no Código de Edificações do DF e atualmente é professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília (UnB), onde leciona desde 1992. Durante o Arquitetura no Deck Norte, ele vai autografar seus três últimos livros Metodologias da Projetação Arquitetônica, A Vida Social de Um Geômetra e Contos de Cartomantes, com textos finalistas do Concurso Nacional SESC de Literatura em 2014.

 

As atividades seguem durante todo o primeiro semestre de 2015, nos dias 30/01, 27/02, 27/03, 24/04, 29/05 e 26/06, sempre na última sexta-feira do mês. Cada encontro terá um convidado especial, que discutirá assuntos de interesse público, como o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) e o Sistema Cicloviário do DF, entre outros. De acordo com Elza Kunze Bastos, presidente do SINARQ-DF, o objetivo do projeto é debater, de maneira descontraída, assuntos importantes sobre a arquitetura da cidade.

 

“Brasília é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco devido ao seu plano arquitetônico e urbanístico, mas temos que cuidar de sua preservação, garantindo qualidade de vida a todos”, disse Elza. Ela pontua que o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, registrou 2.852.372 habitantes no DF, representando um aumento da população de mais de 60 mil pessoas em um ano. “É uma taxa de crescimento significativo, que causa importantes impactos sociais. Portanto, esses encontros têm a proposta de contribuir para a consolidação do diálogo entre a arquitetura e a sociedade na busca de um futuro melhor”, afirma Elza.

 

Serviço:

Arquitetura no Deck Norte – 1ª edição

Data: 05/12

Horário: 18h30

Local: Praça de alimentação do Shopping Deck Norte – Lago Norte

Rolar para cima