O Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) promove o Encontro Estadual dos Arquitetos e Urbanistas de 2015, que reunirá professores, arquitetos e urbanistas, movimentos sociais, coletivos e lideranças políticas para debater formas de enfrentar a crise urbana e estratégias para aprofundar o direito à cidade. O evento, que será nos dias 10 e 14 de novembro, terá como temática a crise urbana e a organização dos arquitetos e urbanistas. O Encontro é gratuito e aberto ao público.
Na programação do evento, estão mesas de debates e diversas atividades paralelas, como visitas guiadas à empreendimentos de habitação de interesse social e à locais históricos da cidade, exposições artísticas e stands de orientação ao profissional. Entre os palestrantes estão confirmados arquitetas e urbanistas como Raquel Rolnik e Ermínia Maricato, a filósofa Marilena Chauí, o secretário municipal de Cultura Nabil Bonduki e representantes de movimentos sociais e coletivos, como a Usina, a Peabiru, o MTST, o Ocupe Estelita e o Parque Augusta.
>>> Confira a programação completa
A abertura será no dia 10 de novembro, às 19h, na Praça das Artes, em São Paulo. “Esse Encontro acontece em um momento delicado que influencia muito o arquiteto e o urbanista”, destaca o presidente do SASP, Maurilio Chiaretti. “Passamos por uma crise urbana que, por exemplo, tem hoje mais de 80% das construções sendo feitas irregularmente. Por isso, é necessária reorganização, entender o contexto político e propor alternativas para sairmos da crise. Temos que discutir, antenados com a realidade e projetando cidades para as pessoas”.
O evento conta com o patrocínio do CAU/SP e apoio da Secretaria de Cultura, da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA). Mais informações pelo telefone (11) 3229-7989 ou pelo e-mail [email protected].
Encontro Estadual dos Arquitetos e Urbanistas 2015
“Crise urbana e a organização dos arquitetos e urbanistas”
Quando: 10 a 14 novembro
Abertura: Dia 10 de novembro, às 19h
Onde: Praça das Artes, São Paulo/SP
Quanto: Gratuito