SAERGS prepara atividades em comemoração aos seus 50 anos

No dia 9 de novembro de 2023 o Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) completou 50 anos. A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) parabeniza o meio século de luta sindical da entidade pela defesa dos direitos dos profissionais de arquitetura e urbanismo no Rio Grande do Sul.

A presidente da FNA, Andréa dos Santos, ainda ressalta a importância do SAERGS como um dos sindicatos fundadores da federação: “O SAERGS sempre foi referência na defesa dos arquitetos e urbanistas, tendo como principal bandeira a arquitetura em favor da sociedade.”

Em comemoração ao cinquentenário da entidade, o SAERGS irá entrar em período de transição da diretoria, visando ressignificar a entidade, em defesa e apoio aos arquitetos assim como está sendo realizada a remodelação da sede “Casa Amarela, símbolo físico da entidade, e revitalizadas as tecnologias de apoio, site, assessorias e novos cursos.

Ademais, o ano iniciará com solenidade de posse da nova gestão e com a entrega do prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano. O SAERGS também está com mais de dois mil arquitetos em ação de devolução de anuidades excessivas cobradas pelo CREA-RS, cujos ressarcimentos já estão sendo realizados.


Conheça a história do sindicato

O primeiro presidente eleito, em 1974, foi Clóvis Ilgenfritz da Silva, responsável por duas gestões e pelas bases de desenvolvimento da Assistência Técnica para Moradia Social, hoje conhecida como ATHIS. Em sua primeira década de atuação, o SAERGS realizou a 1ª Semana Gaúcha de Arquitetura, com exposições, mostras de projetos, debates e atividades culturais; organizou a 1ª Rústica de Arquitetos, competição esportiva que durou mais de 15 anos; e também participou do movimento sindical brasileiro de forma mais ampla. 

Na década de 1980, a entidade apoiou os movimentos grevistas do ABC paulista e esteve presente na 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), além de participar da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). No final do século XX, foi lançado pela organização o 1° Prêmio Arquiteto do Ano, com o objetivo de laurear o arquiteto e urbanista de maior destaque no ano e trazer mais visibilidade para a profissão. Já em 2000, em meio a debates sobre a saída dos arquitetos e urbanistas do Sistema CONFEA/CREA, foi criado o Fórum de Entidades Estaduais de Arquitetos. 

A homologação dos delegados sindicais da entidade, em 2014, foi importante passo para a interiorização do sindicato e, a partir daí, foi desenvolvido o programa “SAERGS para todos os arquitetos e urbanistas – NA ESTRADA”, para levar a instituição até os profissionais, entidades, escolas de Arquitetura e Urbanismo e órgãos municipais do interior do estado. Naquele período foram realizados 12 eventos em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Rolar para cima