Fruto de um projeto ambicioso e inovador, a Rádio Arquitetura, premiada pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), no 11º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, na categoria Reconhecimento da Contribuição a Arquitetura e Urbanismo, atua como porta-voz dos arquitetos. A Rádio das Mentes Criativas, de Novo Hamburgo (RS), informa e embala a criação projetual de profissionais há mais de dois anos.
Baseada na paixão pela música e a informação, a Rádio Arquitetura nasceu por meio da iniciativa de um dos seus sócios-diretores, o locutor Alexandre Sebold. “A ideia era fundar uma rádio que atendesse os anseios de uma categoria, sendo seu porta-voz, ao mesmo tempo em que oferecesse ao público uma seleção musical de bom gosto, sem compromisso com grandes gravadoras e, por isso, completamente livre. Somou-se a isso o objetivo de criar espaço de divulgação para um segmento que era pouco explorado em termos de reconhecimento como o da arquitetura”, explicou.
A aproximação com um grupo formado em Porto Alegre (RS), chamado Construímos Bem-Estar, cujo objetivo era a valorização profissional dos arquitetos e urbanistas, através de debates e iniciativas coletivas, foi o combustível para o lançamento do primeiro programa da rádio, o Arquitetônica, que fala sobre assuntos diversos, tendo em comum o foco na profissão. Posteriormente, os arquitetos e urbanistas Eduardo Becker e Kati Carbonell tornaram-se sócios da Rádio Arquitetura e acrescentaram novas perspectivas profissionais ao conteúdo informado.
A Rádio Arquitetura conta também com o programa Arq Way, voltado para acadêmicos de arquitetura e urbanismo, o Uma Tarde no CAU/RS, transmitido diretamente da sede do conselho, com notícias, informações e debates promovidos pelo CAU/RS e, mais recentemente, o programa Perfil, onde um convidado, arquiteto e urbanista, fala sobre sua carreira, influências, projetos, etc.
Os arquitetos e urbanistas representam em torno de 70% da audiência da rádio, que conta com playlist diferenciada. “São músicas de diversos gêneros como MPB, jazz, blues, rock e pop, mas sempre levando conhecimento e informação aos ouvintes com notícias gerais e, mais especificamente, sobre arquitetura com dicas, notícias e programas específicos, tendo sempre como elemento norteador a valorização do exercício da profissão de arquiteto e urbanista”, destacou Sebold.