Os profissionais recém-formados (2015-2016) têm desconto de 50% para a quitação da Contribuição Sindical Urbana (CSU) até o dia 31 de março. A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) estendeu o prazo, que antes era até 28 de fevereiro, para o pagamento devido a relatos de problemas na emissão dos boletos. Além disso, os profissionais formados até 1981 também terão desconto de 50% sobre o valor da CSU para pagamento até o novo prazo.
Para gerar a guia de pagamento basta clicar sobre o respectivo estado, preencher o formulário online e imprimir. Esse procedimento pode ser feito no link: http://www.fna.org.br/gere-aqui-seu-boleto-da-csu/. Em caso de dúvida, a FNA disponibiliza e-mail ([email protected]) ou telefone (51 3024-0626) para atendimento.
A CSU é um imposto anual previsto na CLT que custeia diversas ações em prol da categoria. Os recursos arrecadados (60%) são destinados aos sindicatos estaduais, FNA (15%), Ministério do Trabalho (10%), Confederação (5%) e Central (10%). Essa verba possibilita executar inúmeras ações de fortalecimento da profissão como ações judiciais em benefício dos arquitetos e urbanistas, cursos de qualificação e eventos da profissão, além de assessorias, incluindo a jurídica, para os profissionais. Os Arquitetos e Urbanistas, associados ou não aos sindicatos, sejam eles empregados ou profissionais liberais devem recolher a CSU. O valor corresponde a 1/30 do salário do profissional ou ao piso da categoria, definido por lei federal (8,5 salários mínimos vigentes a partir de 1º de janeiro de 2017), ou seja, R$ 268.