Projeto USINA 25 lança documentário e livro

Em comemoração aos seus 25 anos de atuação, a USINA – Centro de Trabalho para o Ambiente Habitado (Usina CTAH), assessoria técnica de São Paulo, lança na próxima terça-feira (31/5) o Projeto USINA 25. Com o objetivo de celebrar e preservar o trabalho desenvolvido neste período, a iniciativa contempla um documentário Arquitetura como prática política e um livro Usina: entre o projeto e o canteiro. O evento de lançamento ocorre a partir das 18h, na Casa do Povo (Rua Três Rios, 252 – Bom Retiro).

 

O documentário apresenta a trajetória da USINA, que atua como assessoria técnica a movimentos sociais, além das contribuições de arquitetos e profissionais que atuam pelo direito à moradia, inovação tecnológica, organização do trabalho em canteiros de obra e relevância histórica. O filme começou a ser filmado em 2015 e têm como objetivo mostrar a história da luta por moradia, o papel das políticas públicas na questão habitacional e as propostas de qualidade técnica desenvolvidas pelos arquitetos.

 

Já o livro Usina: entre o projeto e o canteiro foi elaborado depois de extensa pesquisa e apresenta diversos aspectos da atuação da assessoria técnica e a seleção de alguns trabalhos realizados nos últimos 25 anos. Os trabalhos têm patrocínio do CAU/SP.

 

Durante o evento de lançamento, além da exibição do documentário, haverá a distribuição gratuita do livro – inicialmente, apenas para as pessoas que se inscreveram por meio deste link, e a partir das 20h, para qualquer interessado (para tanto, é necessário colocar o nome na lista de espera).

 

PROGRAMAÇÃO
18h00: Acolhimento/ distribuição do livro
18h50: Mariana Lorenzi — Boas vindas da Casa do Povo
19h00: Gilberto Belleza — Apresentação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP)
19h10: Apresentação da Usina CTAH
19h20: Ícaro Vilaça — Apresentação do livro Usina: entre o projeto e o canteiro
19h30: Maiári Iasi — Apresentação do documentário Arquitetura como prática política
19h40: Exibição do documentário
20h40: União dos Movimentos de Moradia — Comentário sobre o livro e o documentário
20h50: José Correia Tavares de Lira (FAU-USP) — Comentário sobre o livro e o documentário
21h00: João Marcos de Almeida Lopes — Encerramento
21h10: Festa!

 

SOBRE O LIVRO

 

Realizado pela Usina CTAH a partir de um processo de pesquisa patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), o livro Usina: entre o projeto e o canteiro apresenta um conjunto de textos que reflete sobre diferentes aspectos da atuação da assessoria técnica e uma seleção de trabalhos realizados nos últimos 25 anos, incluindo processos em andamento – como os Mutirões Tânia Maria e Cinco de Dezembro, em Suzano (São Paulo), e o Reassentamento da Comunidade do Piquiá de Baixo, em Açailândia (Maranhão).

 

Prefácio: Sérgio Ferro

 

Organização: Ícaro Vilaça e Paula Constante

 

Edição: Júlia Ayerbe (Edições Aurora • Publication Studio São Paulo)

 

Projeto gráfico: Daniel Sabóia, Patrícia Almeida e Fábio Steque (TANTO Criações Compartilhadas)

 

Patrocínio: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP)

 

 

SOBRE O DOCUMENTÁRIO

 

Em 2015, a jornalista Sabrina Duran – responsável pelo projeto de investigação jornalística Arquitetura da Gentrificação – e a diretora de arte Gabriela Nunes foram convidadas a iniciarem um processo de pesquisa visando a criação de um documentário de média metragem baseado no material de arquivo da assessoria e em entrevistas com técnicos envolvidos nos principais processos desenvolvidos pela Usina.

 

Tendo como fio condutor a trajetória da assessoria, o documentário “Arquitetura como prática política – 25 anos de experiência da Usina” visa situar a relevância histórica e as contribuições originais de arquitetos/as, cientistas sociais e profissionais de outros campos de atuação que se colocaram a serviço da efetivação do direito à moradia e do direito à cidade através de processos desenvolvidos junto a movimentos sociais – quer seja nos projetos desenvolvidos em conjunto com os futuros moradores, na inovação tecnológica e produtiva, nos processos de educação popular ou na organização do trabalho no canteiro de obras.

 

Direção: Gabriela Nunes e Sabrina Duran

 

Roteiro: Gabriela Nunes, Maiári Iasi e Sabrina Duran

 

Entrevistas: Ícaro Vilaça e Sabrina Duran

 

Captação, áudio e edição: Gabriela Nunes

 

Produção: Usina CTAH

 

Equipe de produção: Gabriel Delduque, Ícaro Vilaça, Israel Pacheco Júnior e Maiári Iasi

 

Projeto gráfico: Daniel Sabóia, Fábio Steque e Patrícia Almeida (TANTO Criações Compartilhadas)

 

Patrocínio: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP

 

Apoio: Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas

Rolar para cima