O Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), aprovado há quase um ano, será o tema da próxima edição do projeto Arquitetura no Deck Norte. Promovido pelo Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal (SINARQ-DF), o encontro ocorre nesta sexta-feira (27/2), às 18h30, na praça de alimentação do Shopping Deck Norte. O evento é gratuito e aberto ao público.
A convidada desta edição é a arquiteta e urbanista Vera Ramos, primeira vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IGG-DF) e presidente do Conselho de Preservação de Brasília (Conbrás) do IHG-DF. Ela vai conduzir o debate e tirar dúvidas sobre o tema. “O PPCUB deve estabelecer regras claras para que seu entendimento, aplicação e fiscalização ocorram devidamente. Além da legislação de proteção, é imprescindível que a legislação de uso e ocupação do solo e o planejamento urbano sejam utilizados como instrumentos de proteção. Esses aspectos são da maior importância para a gestão do patrimônio”, destaca Vera.
Segundo Vera, da forma como está, o PPCUB promove adensamentos em vários setores e loteamento em áreas verdes públicas, agravando problemas existentes, como a impermeabilização do solo, o trânsito, a falta de estacionamentos e demandas por energia, abastecimento de água e drenagem pluvial.
De acordo com Elza Kunze Bastos, diretora do SINARQ-DF, o objetivo do encontro é promover a cidadania por meio do conhecimento. “É muito importante que a população saiba o que realmente é o PPCUB e como ele pode impactar a sociedade. Somente por meio do conhecimento e da participação de todos é que podemos construir uma cidade melhor para viver”, afirma Elza.
Saiba mais: aprovado em março de 2014, o PPCUB define as regras para ocupação das áreas tombadas no Distrito Federal e compreende terrenos no Plano Piloto, Candangolândia, Sudoeste, Cruzeiro e Octogonal.
Serviço:
Arquitetura no Deck Norte – 2ª edição
Data: 27/02
Horário: 18h30
Local: Praça de alimentação do Shopping Deck Norte – Lago Norte
Mais informações: (61) 3347-8889 ou pelo e-mail: [email protected]