Paraná receberá Semana Itinerante do Projeto T.A.B.A neste mês de abril

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) levará o projeto Trabalhadores Articulados em Benefício da Arquitetura (T.A.B.A.) para o estado do Paraná. Focado na orientação objetiva sobre ATHIS, a realidade da profissão e aspectos jurídicos e contábeis, o programa terá um circuito pelo estado entre 10 e 13 de abril, incluindo oficinas nos municípios de Curitiba, Lapa, Guarapuava e Foz do Iguaçu. A programação será realizada em conjunto com o Sindicato dos Arquitetos do Estado do Paraná (Sindarq-PR) e tem o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU Brasil). Representando a FNA, o vice-presidente da entidade, Maurilio Chiaretti, deve compor a mesa de atividades no primeiro dia do encontro, em Curitiba (PR).

A Semana Itinerante do T.A.B.A. foi organizada como atividade de posse de exercício da nova gestão do Sindarq-PR 2023-2025. O objetivo é aproximar os profissionais e estudantes da área, bem como construtores vinculados a movimentos sociais populares. A diretora geral da entidade, Iara Beatriz Falcade Pereira, explica que a ação é uma “sequência na perspectiva de interiorização e ampliação do sindicato, fortalecendo um debate muito importante para nós: ATHIS. Para isto, precisamos nos movimentar e então pensamos que uma Semana Itinerante passando pelo Leste, Centro e Oeste do estado do Paraná, nas principais cidades da diretoria, é uma ótima atividade de diálogo e aproximação territorial. Estamos otimistas com estes encontros quanto à aproximação com a base e para os próximos passos da gestão”.

As oficinas serão ministradas pelas arquitetas e urbanistas e sócias do escritório Arquitetura Humana (AH), Karla Moroso e Taiane Beduschi. A ideia, além de levar informação acessível aos profissionais da área, é também distribuir a Cartilha T.A.B.A produzida pela Federação. “Precisamos fortalecer a categoria de arquitetos e urbanistas, principalmente aqueles que estão saindo da faculdade e os que com poucos anos de formados. Nosso foco com o projeto está muito relacionado a essas questões de trabalho”, reforça Karla.

O evento é gratuito e aberto a todos os arquitetos e urbanistas, estudantes do curso, sendo filiados ou não, e trabalhadores da construção civil. Para participar é preciso realizar inscrição por meio deste link e as vagas são limitadas a 25 inscritos por dia. 

No dia 10 de abril, ainda, a Diretora de Relações Institucionais do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de Santa Catarina (SASC), Juliana Dreher, e as representantes do Sindicato dos Arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), Karla e Taiane, participarão junto a gestão do Sindarq-PR de um pré-encontro regional das entidades do sul do Brasil.

Confira o calendário completo:

Agenda T.A.B.A. no Paraná
10/04 – Curitiba: destinado principalmente a multiplicadores e profissionais formados; das 10h às 16h. Realizar inscrição pelo link!
Local: Sede do CAU-PR, Av. N. Sra. da Luz, 2530 – Alto da XV, Curitiba – PR, 80045-360
Como chegar: CAU/PR

10/04, 19h00 – Palestra “Me formei e agora?”, Aberta ao público, sem inscrições prévias. Também será na sede do CAU-PR 

11/04 – Lapa: será realizada uma atividade de extensão em parceria com a Universidade Federal do Paraná, destinada aos estudantes do curso de arquitetura e urbanismo da UFPR, junto a alguns integrantes dos movimentos sociais: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e Movimento de Luta por Moradia do Paraná; das 09h às 16h. Realizar inscrição pelo link!
Local: Sede da Escola Latinoamericana de Agroecologia (ELAA), Assentamento Contestado,  PR-512 – Lapa, PR, 83750-000
Como chegar: ELAA – Latin American School of Agroecology

12/04 – Guarapuava: público misto: profissionais formados, estudantes e trabalhadores da construção de Movimentos Sociais; às 14h. Realizar inscrição pelo link!

Local: Faculdade Campo Real, R. Comendador Norberto, 1299 – Santa Cruz, Guarapuava – PR, 85015-240
Como chegar: Campo Real Faculty

12/04 – 19h00 – Palestra “Me formei e agora?”, Aberta ao público, sem inscrições prévias. Também será na Faculdade Campo Real

13/04 – Foz do Iguaçu: público misto: profissionais formados, estudantes e trabalhadores da construção de Movimentos Sociais; às 14h. Realizar inscrição pelo link!

Local: Associação de Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu, R. Sarandi, 19 – Jardim Itamaraty, Foz do Iguaçu – PR, 85863-050
Como chegar: R. Sarandi, 19 – Jardim Itamaraty

13/04, 19h00 – Palestra “Me formei e agora?”, Aberta ao público, sem inscrições prévias. Também será na sede da AEFI 


Sobre o T.A.B.A.
O projeto T.A.B.A foi pensado pela FNA para preencher uma lacuna na formação dos arquitetos e urbanistas sobre as possibilidades e legislações que tratam do exercício profissional. O trabalho, realizado ao longo de 2021 e 2022, foi materializado em uma cartilha impressa e virtual (acesse aqui). Após as etapas de diagnóstico e elaboração de publicação, agora é a hora de compartilhar esse conhecimento com os profissionais e estudantes. 

Durante os eventos, informa Karla, a FNA também pretende debater o papel dos profissionais na luta das políticas urbanas e do sistema de seguridade social, onde estão inclusos os direitos trabalhistas brasileiros e, consequentemente, o direito dos arquitetos e urbanistas. 

As oficinas começam pelo Paraná mas também se estenderão para outros estados da federação ao longo de 2023. Estão previstos novos roteiros para 2023, incluindo passagem por municípios no Espírito Santo nos dias 25 e 28 de abril.

Rolar para cima