Palácio do Planalto passa por restauração e está aberto para visitação

O Palácio do Planalto, em Brasília (DF), voltou a receber visitação pública pela primeira vez em três anos. A sede do poder executivo passou por reforma e recuperação de obras de arte e outros patrimônios a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além de sede do Governo Federal, o Palácio do Planalto,  projetado por Oscar Niemeyer, também é museu de arte, com obras de valor histórico e artístico e o prédio, já tombado, é patrimônio histórico da humanidade. 

A reforma e restauração do prédio e seu acervo foi cuidadosamente realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Andréa dos Santos, ressalta a importância da preservação do patrimônio histórico para a conservação da identidade cultural brasileira. “Preservar o patrimônio histórico é uma forma de manter viva a identidade cultural do nosso país. Esses locais, monumentos e artefatos representam as raízes da nossa sociedade. O papel social dos profissionais de arquitetura e urbanismo também se estende à conservação da nossa história, permitindo que as gerações atuais sintam-se representadas e as gerações futuras aprendam e se orgulhem da nossa herança cultural que é extremamente rica.”, explica ela.

Para agendar uma visita gratuita ao Palácio do Planalto, interessados devem acessar o site visitapr.presidencia.gov.br.

Foto: Oswaldo Corneti/Audiovisual PR

Rolar para cima