Oficina Projetar e Fazer acontece neste sábado

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e o Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs) promovem, neste sábado, dia 17 de setembro (17/09), das 9h às 13h, a segunda oficina preparatória ao Seminário Nacional “O Futuro da Profissão do Arquiteto e Urbanista”, que será realizado nos dias 16 e 17 de novembro, em Porto Alegre (RS). Com o título Projetar e Fazer, a atividade será realizada no Memorial Luiz Carlos Prestes, na avenida Edvaldo Pereira Paiva, s/nº, e deve levantar o debate sobre “O arquiteto que faz – novos e velhos paradigmas da profissão”.

O objetivo da oficina é promover o diálogo focando em temas como o valor do arquiteto – profissional, trabalho, cliente e sociedade; os desafios da atuação profissional e oportunidades de inovação; a atuação dos novos profissionais no mercado de trabalho, etc. Toda a atividade vai ter transmissão online e gravação para acesso posterior através do FaceLive.

Para a mediadora, a arquiteta e urbanista Gislaine Saibro, 2ª Vice-Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), os profissionais que participarem vão contar com um debate qualificado sobre o futuro da profissão, que vai proporcionar a avaliação de perspectiva, forma de atuação, reconhecimento, remuneração e satisfação pessoal e profissional com o ofício escolhido. “O mais importante será colher, por meio da exposição de experiências reais, resultados que apontem para áreas de atuação e empregabilidade, além das tradicionais. Acadêmicos e recém-formados poderão obter referências qualificadas sobre a atuação profissional e a necessidade de valorizar, sempre, a profissão”, afirmou.

Gislaine apontou, ainda, algumas necessidades de mudanças para os arquitetos. Na formação ela cita a de “qualificar o profissional expandindo o conhecimento por meio da formação continuada e de estágios para os recém-formados”. Na atuação, Gislaine destacou a importância de “conhecer os limites e se preparar para as várias atividades para as quais o arquiteto e urbanista pode se dedicar”. Na relação com o cliente indicou “trabalhar com conhecimento, competência e ética”.

Confira a programação completa:
OFICINA 02 – PROJETAR E FAZER
17/09 das 9h às 13h – Mediador: Gislaine Saibro

9h – Abertura
9h30min – Arquiteto de Interiores: Flávia Bastiani
10h – Arquiteto empreendedor: Camila Thiesen
10h30min – Arquiteto na Construção Popular: Luiz Merino Xavier
11h – Coffee
11h30min  – Mesa redonda
13h – Almoço

Rolar para cima