O Movimento Pelo Direito à Moradia (MDM), em parceria de fomento com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), realizará no próximo sábado (23/03) uma oficina gratuita que ensinará técnicas de implantação de viveiros urbanos, com foco em projetos de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS).
A iniciativa será realizada na sede do MDM – um terreno conquistado pelo movimento na avenida Guarapiranga, São Paulo, que será utilizado para moradias sociais – e faz parte do projeto “Viveiros urbanos – Formação em ATHIS com autogestão e sistemas de proteção ambiental”, que já realizou uma formação teórica e visitas técnicas à viveiros na cidade de São Paulo. O objetivo é realizar ações de proteção ao meio ambiente – como a construção de um viveiro – em consonância com novos processos de engajamento da comunidade.
A oficina será conduzida pelo engenheiro agrônomo Gilmar Tadeu Ribeiro Alves e, entre o conteúdo desenvolvido, está a preparação do canteiro para instalação do viveiro, a construção do viveiro, a preparação do solo e dos recipientes para as mudas, o plantio das mudas e das sementes e a instalação de placas de identificação das mudas e das datas de plantio. A iniciativa é destinada a profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, lideranças comunitárias, funcionários do poder público e interessados na adoção de processos de ATHIS para autogestão.
O que: Oficina in loco para a implantação de viveiro urbano
Quando: 23 de março. Das 9h às 17h.
Onde: Sede do MDM. Avenida Guarapiranga, 3658 (antigo 1660), São Paulo (SP).
Crédito: pong2519/iStock