Núcleo do Projeto Brasil Cidades em Porto Alegre dá início aos trabalhos

O Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul (Saergs) esteve presente na primeira reunião do Núcleo do Projeto Brasil Cidades em Porto Alegre (RS) que ocorreu na noite de quinta-feira (19/4), na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS). A mobilização já contabiliza dezenas de nomes, entre representantes de entidades e coletivos ligados ao planejamento urbano, além de profissionais interessados em debater sobre metodologias para fazer um diagnóstico do cenário atual. “Queremos um novo projeto de cidade, ouvindo quem geralmente não é ouvido, com a participação de todos os segmentos da sociedade”, disse a presidente do Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul (SAERGS), Maria Teresa Peres de Souza. “Precisamos pensar que cidades nós temos e que cidades nós queremos”, acrescentou, convidando a uma reflexão.

Segundo Maria Teresa, a ideia é formar um grupo cada vez maior de pessoas interessadas em discutir a situação urbana. A dirigente recordou que o embrião do núcleo passou a tomar forma em outubro de 2017, quando o Saergs promoveu o seminário Olhares Sobre a Cidade, que contou com apresentação da arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, idealizadora do Projeto Brasil Cidades, encampado pela Frente Brasil Popular. O aprofundamento da desigualdade nas cidades e o uso dos carros em detrimento do transporte coletivo, entre outras questões, são algumas das preocupações que motivam a iniciativa. Na época, o IAB-RS e o Laboratório Cidade em Projeto (CPLAB/UFRGS) também participaram da articulação para criação do núcleo na capital gaúcha.

Durante o evento, Maria Teresa citou a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), deixando um recado do presidente Cicero Alvarez aos presentes. Por meio do Saergs, o dirigente se colocou à disposição para que possam contar com a FNA no que for necessário.

Entre as representações que também participaram da reunião que deu início aos trabalhos do Núcleo do Projeto Brasil Cidades em Porto Alegre estavam: Amigos da Terra Brasil, Grupo de Pesquisa de Sociologia Urbana, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Coletivo Ambiente Crítico e MSB, Coletivo Obra, FENEA, DAFA, TransLab, Coletivo Cidade que Queremos, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento de Luta nos Bairros, Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Vilas e Favelas Movimento de Mulheres Olga Benário, Sociedade de Economia do RS e Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE/RS).

Foto: Sabrina Ortácio
Rolar para cima