O Núcleo do Plano Diretor de Mato Grosso do Sul que tem a coordenação da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas – FNA, do CREA -MS, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia – MNLM e da Caixa Econômica Federal e mais 30 entidades estaduais, estará realizando nesse final de semana a Oficina de Sensibilização do Plano Diretor Participativo, dentro da Campanha Nacional e Estadual pelo Plano Diretor do Ministério das Cidades sob a coordenação da arquiteta e urbanista Raquel Rolnick.
A primeira oficina será realizada em Aquidauana e abrange os municípios da região sudoeste e pantanal e será coordenada pelo engenheiro Aroldo Abussafi Figueiró (Presidente em exercício do CREA-MS) e pelo arquiteto Orlando Sampaio (Presidente do IAB-MS). A oficina será ministrada no Campus 2 UFMS em Aquidauana e inicia as 9.00hs com a apresentação dos convidados e com uma apresentação do vídeo da campanha e demais informações importantes.
Dentre os convidados, arquitetos e engenheiros do poder público municipal e profissionais liberais além de dirigentes sociais e de comunidade. A oficina está programada para todo o dia 29 de outubro com encerramento previsto para as 17 horas. No mesmo dia, porém em Campo Grande, na sede do CREA-MS, ocorrerá outra Oficina de Sensibilização, com os municípios da região norte e bolsão, com a mesma finalidade, porém agora sob a coordenação do arquiteto e urbanista Rubens Pires dos Santos, conselheiro do CREA-MS e da acadêmica de arquitetura e urbanismo Faviana Okamoto.
A terceira oficina será realizada no município de Dourados, no dia 6 de novembro no campus da Unigran e será ministrada pela arquiteta Ana Luiza do IPLAN de Dourados e pelos dirigentes do MNLM-MS Edymar Cintra e Cleuto Soares. Segundo um dos coordenadores do Núcleo do Plano Diretor de Mato Grosso do Sul, arquiteto Ângelo Arruda Presidente da FNA, o Ministério das Cidades está investindo R$ 15 mil nas três oficinas, remunerando os monitores e relatores e fornecendo todo o apoio logístico para o evento. A FNA imprimiu uma cartilha com alguns conceitos básicos para que o Plano Diretor Participativo possa ser compreendido por todos e estará distribuindo 3 mil exemplares em todo o Mato Grosso do Sul. A expectativa é preparar mais de 200 pessoas que possam compreender as finalidade do trabalho e com isso toda a sociedade ganha com o trabalho do Plano Diretor.
Outra ação do Núcleo é o monitoramento dos trabalhos em execução do Plano Diretor que estão sendo financiados com recursos públicos de diversas fontes. Assim começa dia 4 de novembro monitoramento em Ponta Porã e Rio Verde, que será realizado pela arquiteta e urbanista Bianca Tupikin e em Corumbá, pelo arquiteto Werton Benevides. Todo esse pessoal envolvido nas oficinas e no monitoramento passou por uma capacitação realizada em 21 de agosto pelo Ministério das Cidades e assim os profissionais envolvidos têm todas as condições de desenvolver um excelente trabalho.
Por último, o Núcleo está preparando a edição para publicação do Plano Diretor Participativo de Terenos, Município localizado a 20 km da capital, Campo Grande e que em maio de 2005 aprovou seu Plano Diretor elaborado pela comunidade com a orientação técnica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, através do Núcleo Experimental em Arquitetura e Urbanismo e assim estará sendo divulgado para todo o país um trabalho de participação popular de grande valia para todo o processo nacional.