Nota de pesar: FNA lamenta o falecimento de Joel Fagundes

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) lamenta o falecimento do arquiteto e urbanista Joel Fagundes, 60 anos, no domingo (8 de fevereiro) em decorrência de atropelamento enquanto andava de bicicleta em Porto Alegre (RS). O acidente aconteceu pela manhã, na Avenida Severo Dullius, próximo ao Aeroporto Salgado Filho, zona Norte da Capital. O motorista em questão dirigia um taxi.

 

Fagundes utilizava a bicicleta com principal meio de transporte para circular dentro e fora da cidade. Junto com a esposa Daniela Giovana Corso, também arquiteta, ele comandava a LIQUENS.conceito.arquitetura.design, especializada em arquitetura efêmera. Durante anos, a empresa foi responsável pela estrutura de eventos como a Bienal do Mercosul e a Semana ARP de Propaganda. Além da esposa, Fagundes deixa duas filhas e três netos.

 

O velório está ocorrendo na Capela 6 do Cemitério da Santa Casa. O sepultamento será às 18h30 desta segunda-feira (9 de fevereiro) no São Miguel e Almas.

 

Para esta terça-feira (10 de fevereiro) está programado um protesto em Porto Alegre. Amigos ciclistas criaram o evento Ghost Bike para um Pai, um amigo, um irmão, um filho um Joel Fagundes e convidam todos os grupos de ciclismo a participar do ato, que sairá às 19h30 do Largo da Epatur em direção ao lugar do atropelamento. O grupo vai sinalizar o local com a colocação de uma Ghost Bike.

 

Ghost Bikes são bicicletas brancas instaladas em locais de acidentes fatais com ciclistas, como memoriais em homenagem a quem perdeu a vida para a pressa de alguém, para a falta de planejamento viário, para a omissão do poder público. Também têm o objetivo de evitar que aquela morte caia no esquecimento, sendo considerada apenas um inconveniente temporário ao trânsito de uma tarde qualquer. Para os ciclistas, as bicicletas brancas servem também como um alerta aos condutores de automóveis para que tomem mais cuidado com as vidas que pedalam pelas ruas, lembrando que um ciclista é uma pessoa e não um obstáculo, com família, amigos, filhos, amores e sonhos.

Rolar para cima