A arquiteta e urbanista Nadia Somekh, de São Paulo, foi eleita nesta quinta-feira (14/01) presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) para o triênio 2021-2023. Essa é a primeira vez que uma mulher ocupa o cargo.
A escolha se deu, por votação secreta, entre os 28 conselheiros federais titulares. A arquiteta obteve 19 votos. Suas propostas para o CAU/BR foram apresentadas na reunião: enfrentar junto à sociedade os desafios da crise econômica e do trabalho, com atenção à diversidade; apoiar diversas formas de empreendedorismo, cooperativismo e qualificação dos escritórios; diminuir a vulnerabilidade das moradias por meio do programa “Mais Arquitetos”; estimular programas inovadores a exemplo do CAU Educa; e sensibilizar a população quanto à importância da Arquitetura e Urbanismo, aproveitando a realização do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO).
Nadia Somekh se propõe ainda, de forma “democrática e participativa”, a buscar a coesão das ações do conjunto autárquico do CAU (CAU/BR mais CAU/UFs) e das demais entidades do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas do Brasil (CEAU): ABAP, ABEA, AsBEA, FNA, IAB e FeNEA.
Também concorreram ao cargo os conselheiros Matozalém Santana, do Tocantins, e Marcelo Rodrigues, do Maranhão. Eles receberam 9 e zero votos, respectivamente.
Nadia Somekh é professora emérita da FAU-Mackenzie, doutora pela FAU-USP. Recebeu em agosto de 2018 do ministério da Educação Nacional do Ensino Superior e da Pesquisa da Republica Francesa a Palma Acadêmica sendo nomeada “Chevalier dans Ordre des Palmes Academiques”; Foi presidente do CONPRESP e diretora do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo de 2013 a 2016, quando concebeu a Jornada do Patrimônio na cidade de SP em 2015. Ela também foi presidente da EMURB de 2002 a 2004 e diretora da FAU Mackenzie de 2005 a 2009 e ainda coordenou a estruturação do programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie. Nadia foi Conselheira da UIA (União Internacional de Arquitetos – 2008/2017), é conselheira do IAB, foi eleita Conselheira Federal pelo CAU para o triênio 2018-2020 e reeleita para o triênio 2021-2023. Professora convidada do IUP (Institut d Urbanisme de Paris) e da Universidade de Cergy Pontoise. É autora de “A Cidade Vertical e o Urbanismo Modernizador”, entre outros livros e artigos, pesquisa verticalização das cidades brasileiras e projetos urbanos e Patrimônio Histórico na metrópole contemporânea.
Propostas para a gestão 2021-2023
A nova gestão pretende ainda fortalecer as ações institucionais e parlamentares e a articulação política, definindo as pautas do CAU em defesa dos interesses da profissão, além de pleitear eficiência e transparência nos processos de licenciamento por parte dos órgãos públicos, valorizando a responsabilidade técnica, o direito autoral e reduzindo a burocracia. Deverão ser criados novos mecanismos para ampla participação dos arquitetos e urbanistas em processos decisórios do CAU/BR.
Na área de ensino e formação, o objetivo é dialogar com o Ministério da Educação, em favor da qualidade de ensino e de condições de oferta e financiamento distribuídas de modo mais equilibrado no território nacional, além de enfrentar a questão premente do Ensino à Distância e a questão dos estágios no processo de formação e de prática profissional. No plano interno, uma das prioridades é atualizar com urgência as bases de tecnologia, entre elas o SICCAU (Sistema de Informação e Comunicação do CAU).
Processo eleitoral
Este ano, em razão da pandemia da Covid-19, a 108ª Reunião Plenária Ordinária, em que se deu a eleição, foi realizada de forma híbrida, ou seja, alguns conselheiros federais estiveram presentes na sede do CAU/BR, em Brasília, e outros participaram de forma virtual.
Um sistema eletrônico permitiu a realização concomitante da votação dos presentes e dos participantes on-line. A reunião foi transmitida ao vivo e a gravação está disponível no canal do YouTube do CAU/BR (youtube.com/oficialcaubr).
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do CAU/BR
Foto em destaque: Israel de Lima Rodrigues/ Divulgação CAU/BR