Movimento [R]Existe promove novo evento em Natal

Símbolo da arquitetura moderna no Nordeste, o Hotel Reis Magos, localizado na Praia do Meio em Natal (RN), foi palco de ação do Coletivo [R]Existe Reis Magos, neste domingo (4/10). Uma ampla programação cultural marcou o evento cujo objetivo é reafirmar a importância da preservação do prédio como patrimônio artístico e cultural da cidade. A organização calcula que cerca de 1,5 mil pessoas participaram do evento entre 14h e 20h.

 

Além dos shows musicais, o coletivo também organizou uma exposição com fotos e informações sobre a história do hotel e reuniu os principais trabalhos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para mostrar as alternativas para o local. Segundo a arquiteta Flávia Laranjeira Costa de Assis, uma das organizadoras, a ação objetivou ampliar a discussão para além do circulo acadêmico e profissional. “A comunidade também precisa se envolver nessa luta e entender a importância cultural que hotel tem para a memória de Natal”, salientou.

 

Durante a ação, foram distribuídas cartilhas com informações sobre educação patrimonial, cultura e patrimônio histórico.  O envolvimento da comunidade foi comemorado pela coordenação do [R]Existe. “Além dos moradores da região, a programação contou com a participação de políticos e chamou a atenção de que passeavam pela praia”, frisou Flávia.

 

Situado à beira-mar, o Hotel Reis Magos foi construído em 1965 e está desativado desde 1995. Desde sua compra por uma construtora, em outubro de 2014, está para ser demolido. Atualmente, uma liminar judicial impede qualquer interferência na sua estrutura até que o estudo para o tombamento arquitetônico do prédio seja concluído.

 

A ação deste domingo em frente ao prédio faz parte de um movimento que tem por objetivo conscientizar e educar a população acerca dos elementos formadores da cultura da cidade. É articulado entre o Coletivo [R]Existe Reis Magos, o Estúdio Modelo de Arquitetura (EMA), o Departamento de Arquitetura da UFRN e o Sindicato de Arquitetos e Urbanistas do RN (SINARQ-RN). 

 

Rolar para cima