O estado de Mato Grosso receberá o Fórum de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de julho, na sede da UCAM, em Cuiabá. As vagas são limitadas, e inscrições podem ser realizadas de maneira gratuita pelo link: https://www.even3.com.br/forumathismt/.
Com organização da Rebojo Assessoria Técnica Popular e Modular Assessoria Técnica, o fórum conta com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) e do Instituto Cidade Legal (ICL), além do apoio da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), Federação Mato-Grossense das Associações de Moradores de Bairros (FEMAB), da União Coxipoense das Associações de Moradores de Bairro (UCAM) e da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).
O evento tem como objetivo reunir representantes de diversas entidades, órgãos públicos, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e comunidade em geral para discutir, articular e promover ações voltadas para o desenvolvimento da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) no estado.
PROGRAMAÇÃO
O evento será realizado ao longo de 2 dias, e conta com 4 momentos distintos:
• No primeiro dia de programação, após o Coquetel e Cerimônia de Abertura, a palestra “Direito à moradia e Lei 11.888: panorama e desafios para Agenda ATHIS-MT” da Prof. Dr. Andrea Arruda abre as discussões do evento, que segue com um painel sobre a atuação das Assessorias Técnicas Populares na capital e no interior. O objetivo deste primeiro dia é proporcionar um panorama amplo e diversificado sobre as questões relacionadas à assessoria técnica para habitação de interesse social no âmbito estadual, promovendo o diálogo e a troca de conhecimentos entre os participantes.
• No sábado de manhã, representantes de instituições contribuem no painel “O papel das instituições públicas na promoção de ATHIS em Mato Grosso” – com a presença confirmada da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Grupo de Pesquisa e Extensão Estudos de Planejamento Urbano e Regional (ÉPURA-UFMT), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso, Sec. de Desenvolvimento Econômico Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde e Sec. de Planejamento Urbano e Habitação de Sinop.
• Ainda no sábado de manhã, os participantes se dividirão em mesas temáticas para discutir e explorar estratégias sobre captação de recursos, aproximação entre assessorias técnicas e comunidades, parcerias institucionais e formas de enquadramento profissional na área.
• O último momento do evento fica destinado à sistematização das discussões e proposições desenvolvidas durante as mesas através de uma Plenária Final, além do encaminhamento de uma agenda de ações ATHIS para o estado.