Manifesto FNA em apoio à vereadora Tainá de Paula

As mulheres, os negros, a militância, o trabalhador e o sindicalismo brasileiro não serão calados. A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas vem a público manifestar seu apoio à vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT), candidata à reeleição, mulher negra, mãe e arquiteta e urbanista Tainá de Paula. Ela foi vítima de atentado na noite de quinta-feira (3/10) em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, quando foi abordada por homens que alvejaram tiros contra seu carro. Tainá não foi ferida, mas os direitos dos brasileiros seguem sendo atacados todos os dias. Não há como não recordar o atentado fatal sofrido por Marielle Franco e a gravidade que tais atos impõem ao cenário político e social brasileiro.

A FNA repudia a falta de ação efetiva e punição de atos contra a vida de toda e qualquer pessoa em especial àquelas que se dedicam a denunciar a desigualdade social e lutar por justiça e contra os desmandos do capital sobre as minorias. Atentados como o sofrido pela arquiteta e urbanista são uma ameaça à vida, mas também um golpe contra os direitos constitucionais de todo o povo brasileiro. Estão alvejando a democracia. É hora de reação!

A FNA e seus sindicatos filiados manifestam solidariedade à colega Tainá de Paula, que tanto trabalha por cidades mais justas e inclusivas. Mulher atuante, Tainá é inspiração para uma leva de outros profissionais de seu tempo, força viva de um Brasil que clama por mudança. A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas une-se ao movimento BR Cidades em ato coletivo por Justiça e por uma investigação corajosa para que os reais culpados sejam punidos conforme prevê a lei.

Tainá, estamos ao teu lado nessa luta!
O Brasil tem voz, e ela ecoa do povo! E é impossível calar o povo!

Foto: Carolina Jardine

Rolar para cima