Livro "Produção Social da Moradia no Brasil" será lançado hoje na FNA

Acontece nesta terça-feira (27/12), na sede da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), no Rio de Janeiro (RJ), o lançamento do livro “Produção Social da Moradia no Brasil: panorama recente e trilhas para práticas autogestionárias” - um estudo inédito sobre as práticas associativas de moradia no país, a partir da análise de temas como tecnologias de gestão participativa, habitação de interesse social, entre outros. A Fundação de Direitos Humanos Bento Rubião, a ARCHE Consultoria, Planejamento e Projetos e o Observatório das Metrópoles promovem o lançamento e a FNA e outras entidades como Caixa Econômica Federal, Finep, Faperj, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) apoiam a iniciativa.

 

A obra, segundo o presidente da FNA, Jeferson Salazar, procura sintetizar a produção autogestionária no Brasil, que de alguma forma sempre esteve presente no contexto das soluções habitacionais, com ou sem apoio do poder público, dando ênfase aos programas governamentais que possibilitaram a ampliação na escala de produção habitacional nesta modalidade e no desenvolvimento de tecnologias participativas. “Certamente a maior contribuição desta publicação será retirar o manto da invisibilidade que cobre as iniciativas populares, mostrando que há outras possibilidades de produzir habitação com qualidade”, afirmou.

 

O livro tem como base uma pesquisa exploratória em cinco estados do país (Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco). O ponto de partida foi a busca do caráter inovador das experiências de habitação autogestionária, seja no âmbito dos projetos arquitetônicos-urbanísticos, das tecnologias de gestão participativa ou das tecnologias construtivas. A obra é assinada por Elsa Burguière, Flávio Henrique Ghilardi, João Paulo Oliveira Huguenin, Sandra Kokudai e Valerio da Silva.

 

O quê? Lançamento do livro “Produção Social da Moradia no Brasil”
Quando? 27 de dezembro, às 17h.
Onde? Na sede da FNA (Avenida Venezuela, nº 131, 8º andar, bairro da Saúde, Rio de Janeiro).

 

Rolar para cima