O ex-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Jeferson Salazar, recebeu nesta quarta-feira (16), Moção de Reconhecimento e louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A homenagem celebra 32 arquitetos e urbanistas, paisagistas e designers negros de relevância para a construção de narrativas urbanas positivas.
“Preliminarmente quero agradecer à vereadora Tainá de Paula pela iniciativa. Fico muito orgulhoso de ter sido homenageado com várias pessoas, várias lideranças jovens. E essas lideranças representam muito, porque elas representam o novo, a transformação do hoje, representam o amanhã”, afirma Salazar.
A FNA parabeniza o profissional pelo reconhecimento, celebrado anteriormente pela entidade no 47° Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA).
Arquiteto e urbanista e ex-presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio de Janeiro (SARJ), da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), sua contribuição se dá na promoção de inclusão e representatividade no desenho da capital fluminense, cuja produção teórico-prática melhora o bem-viver da população negra para que sejam construídas cidades mais justas e representativas.
A solenidade, sediada no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ), é iniciativa da vereadora e profissional da arquitetura e urbanismo Tainá de Paula com a finalidade de destacar pessoas que projetam, constroem e preservam uma melhor cidade para pessoas negras.
“Temos que reconhecer que isso faz parte de um processo de aprendizado e de avanço da sociedade e de reconstrução de uma consciência cidadã que nós perdemos com a ditadura militar e que fomos reconstruindo, refazendo aos poucos. É um universo de pessoas que quer e que vai continuar fazendo a diferença”, conclui o arquiteto.
Fotos: Reprodução/Assessoria Tainá de Paula