III Fórum Mundial Niemeyer será no segundo semestre de 2023

O Conselho do Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais deve divulgar nas próximas semanas a nova data e local para a realização do III Fórum Mundial Niemeyer, inicialmente previsto para acontecer em abril, em Brasília (DF). “Em razão do grande número de apoios e parcerias que se somaram ao projeto, como dos governos do Brasil e de outros países como Portugal e Itália, devemos estabelecer uma data para o segundo semestre de 2023”, explica o arquiteto Paulo Sérgio Niemeyer, presidente do Instituto e neto de Oscar Niemeyer.

Em sua terceira edição, o Fórum Mundial, que tem o apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), pretende criar um ambiente imersivo para fazer o debate dos problemas cotidianos e buscar as soluções dentre as diversas realidades mundiais. Além disso, conforme o Instituto, busca estimular a troca de experiência entre gestores públicos e privados através de várias atividades como debates, feira de boas práticas, fórum de credibilidade e boas ideias, para alcançar mudanças nas estruturas sociais através da arquitetura.

“O Brasil é um país extremamente diverso e riquíssimo culturalmente. Sinto que a arquitetura brasileira, no entanto, tem perdido o protagonismo que tinha como representante dessa rica identidade cultural, ao mesmo tempo em que tem perdido relevância dentro da arquitetura, um de seus principais pilares, que é o foco em seu caráter social. A responsabilidade dos arquitetos e urbanistas com a justiça social sempre foi a questão que mais movia meu bisavô. Fundei com ele o instituto para perpetuar essa luta e agora é nossa responsabilidade dar continuidade a este legado”, destaca Paulo Sérgio.

Rolar para cima