IAB encerra comemorações de 100 anos de história

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) encerra, nesta quarta-feira (26/01), as comemorações pelos cem anos com uma sessão solene. O evento, que se inicia às 19h e acontece de forma virtual em decorrência do aumento nos casos de Covid-19, busca reunir a categoria e contará com a participação do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU). Entre eles, está a presidente da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA), Eleonora Mascia, que fala sobre o que move a luta das entidades. “A FNA e o IAB são parceiros de longa data na luta pelos arquitetos e urbanistas brasileiros. Entender os dilemas da nossa profissão e lutar por cidades mais justas e inclusivas deve ser a missão de todo arquiteto e urbanista e é isso que move a luta das entidades. Nos une e nos fortalece”, relata a presidente.

O IAB foi criado no ano de 1921, após uma reunião de 27 arquitetos e engenheiros na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. Hoje, a entidade conta com departamentos autônomos em todos os estados do país. Presidido atualmente pela arquiteta e urbanista Maria Elisa Baptista, o instituto tem entre as suas lutas a defesa da democracia e da liberdade, reconhecendo o ofício dos arquitetos e urbanistas como uma profissão a serviço de uma vida melhor para todas as pessoas na construção de cidades acolhedoras, habitadas por povos e culturas mais diversas em harmonia e paz.

O Instituto é um coletivo que debate e produz ações de referência sobre as políticas de habitação, saneamento, ambientais, urbanísticas, ordenamento territorial e preservação do patrimônio cultural, todas desenhadas a partir do reconhecimento da dignidade humana em uma visão política de equidade, cidadania e respeito ao meio ambiente.

O Instituto começou suas comemorações do centenário no dia 26 de janeiro de 2021 com uma programação especial que seguiu ao longo do ano. Foram homenageados o arquiteto e urbanista Haroldo Pinheiro e o jornalista Vicente Wissenbach. O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), do Rio de Janeiro, teve parte da sua fachada revestida com banners que saudaram a trajetória do Instituto. A exposição “IAB Centenário na Rua” também fez parte da cerimônia. Além disso, a data foi marcada pelo lançamento da plataforma ACERVO IAB, onde é possível encontrar documentos, registros oficiais, atas, publicações, relatórios técnicos, fotografias e gravações audiovisuais.

Com o lema “um século de arquitetura e urbanismo pela democracia, cultura e direto à cidade”, o IAB comemora seus 100 anos e vem crescendo cada dia mais.

Rolar para cima