FNA participa do IX Seminário de Investigação, Ensino e Difusão

Na manhã desta quinta-feira (31/08), a presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Andréa dos Santos, participou da Mesa de Abertura do IX Seminário de Investigação, Ensino e Difusão – Laboratório Colaborativo: Dinâmicas Urbanas, Patrimônio e Artes, que está sendo realizado em Brasília (DF).

Em sua fala de abertura, a presidente destacou que é essencial a proximidade da FNA com a comunidade acadêmica, e das relações institucionais com outros países, em especial, com grupos de pesquisas que apontam importantes caminhos para a arquitetura brasileira fortalecendo a atuação dos arquitetos e urbanistas em pautas essenciais para a nossa sociedade. “Além disso, a FNA entende, apoia e defende a importância das ações que promovam as atividades acadêmicas e trabalhos a nível de extensão e pós-graduação, colocando os estudantes e pesquisadores em atuação com a realidade local. Tudo isso se soma ao compromisso que a FNA tem com a defesa das universidades brasileiras e da autonomia universitária, da qualidade do ensino público e gratuito e do compromisso da universidade com as sociedade”, explicou.

O evento é uma iniciativa do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconômica e o Território do Iscte (Lisboa) e o Programa de pós-graduação da FAU-UnB, com apoio do CAU/DF, IAB/DF e  Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e em parceria com instituições de ensino e cultura do Brasil, Portugal e Espanha. 

A mesa de abertura contou, ainda, com representantes das instituições organizadoras, FAU-UnB e Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, e representantes das demais instituições parceiras, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/DF) e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/DF).  

Para Danilo Matoso, arquiteto e urbanista, ex-secretário de Organização e Formação Sindical da FNA e membro da comissão organizadora do evento em Brasília, o seminário promove o debate entre profissionais, pesquisadores da área e sociedade. “É uma oportunidade múltipla de diálogo. Por um lado, as universidades envolvidas abrem as portas para a comunidade, além de intensificar o contato entre seus pesquisadores. Por outro lado, por meio da participação no evento, as entidades profissionais  também se abrem para a comunidade acadêmica e para a participação de estudantes, pesquisadores e professores”, explica.

Esta edição, que ocorre entre os dias 31/08 e 01/09, no formato híbrido, reunirá alunos, pesquisadores e demais interessados da área para discutir pesquisas em andamento ou recém-concluídas no campo da Arquitetura e Urbanismo, das Artes e do Patrimônio. O seminário é gratuito e sem necessidade de inscrição prévia. A programação completa está disponível aqui.

Rolar para cima