O Fórum Interconselhos 2024 reúne membros da sociedade civil e representantes de organizações na cidade do Rio de Janeiro com a finalidade de retomar as atividades de elaboração e monitoramento da execução dos Planos Plurianuais (PPA) e temáticas voltadas para o G20 Social. A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) participa das atividades do evento, de 13 a 15/11, que marca o retorno dos encontros semestrais que aconteciam desde 2023 sem participação social. O Fórum é uma das atividades autogestionárias que integram as atividades do G20.
Andréa dos Santos, presidente da FNA, participa como conselheira do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (CGFNHIS), pelo segmento das entidades de trabalhadores.
As temáticas abordadas incluem os processos formativos para conselheiros, a metodologia e apresentação do G20 Social, além de propostas do Plano Clima Participativo e aprimoramentos do monitoramento do PPA, bem como o debate e sistematização da Declaração Final aos líderes mundiais.
As reuniões debatem as seis agendas prioritárias no Plano Plurianual correspondente ao triênio 2024-2027, descritas seis agendas prioritárias no documento: Combate à Fome e Redução das Desigualdades, Educação Básica, Saúde – Atenção Primária e Especializada, Neoindustrialização, Trabalho, Emprego e Renda, Novo PAC e Combate ao Desmatamento e Enfrentamento à Emergência Climática, além de cinco agendas transversais: Crianças e Adolescentes, Mulheres, Igualdade Racial, Povos Indígenas e Ambiental.
Quanto às atividades voltadas ao G20 Social, a presidente Andréa e o vice-presidente da Federação, Maurilio Chiaretti, ambos conselheiros do Conselho das Cidades (ConCidades) fazem participação do evento “A Política de Desenvolvimento Urbano no Combate à Pobreza e Desigualdade”, que acontece no dia 14 de novembro, durante a programação das atividades autogestionárias.
Fotos: Andréa dos Santos