O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Amazonas (Sindarq-AM) está com processo eleitoral aberto nesta segunda-feira (17) para a escolha dos novos nomes que vão compor o Conselho Diretor e Fiscal da entidade para o triênio 2020-2022. Duas chapas estão concorrendo no pleito iniciado às 9h e com encerramento previsto para as 13h de hoje (horário local) na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas, avenida Mário Ypiranga, 696. A votação é presencial e está aberta aos arquitetos e urbanistas com registro no CAU-AM e em dia com a contribuição do Conselho.
A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) está acompanhando o processo eleitoral através do seu secretário de Organização e Formação Sindical, Danilo Matoso. Neste domingo (16), Danilo participou de encontro com a participação dos presidentes de ambas as chapas, oportunidade em que puderam relatar sobre os planos de atuação à frente do Sindarq-AM. De acordo com o diretor da FNA, ambas as chapas têm propostas de trabalho bastante alinhadas com os objetivos da federação, entre elas aperfeiçoamento profissional dos arquitetos e urbanistas, ampliação de canais de comunicação para atrair a participação da categoria junto aos sindicatos e um trabalho permanente de apoio à inserção de jovens arquitetos no mercado de trabalho. Danilo acompanha na sede do CAU-AM o processo de votação presencial junto com os integrantes da Comissão Eleitoral, Luiz Yeren, Germana Duarte e Salomão Monteiro.
Concorrendo à reeleição, a chapa 1 Planejamento e Execução tem à frente o arquiteto e urbanista Joelney Ozório, que presidiu o Sindarq-AM no período 2017-2019. Com 41 anos, concursado da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas e membro do conselho Municipal de Habitação de Manaus, Ozório busca a reeleição para dar andamento ao trabalho de implantação de projetos de ATHIS no Estado, além de trabalhar pela implementação de uma lei estadual semelhante à Lei Cartaxo, aprovada há 11 anos no Estado do Acre, que cria um plano de carreira e remuneração para profissionais de nível superior que ocupam cargos de engenheiro, tecnólogo, arquiteto, geógrafo, geólogo, médico veterinário e zootecnista no âmbito da administração direta, das autarquias e fundações públicas.
A chapa 2 – #Juntos é encabeçada pelo arquiteto e urbanista Edmar Andrade, 51 anos, com propostas também bastante alinhadas à FNA. Entre as iniciativas está a de apoiar o aperfeiçoamento profissional promovendo debates, cursos e eventos de capacitação, além de estimular a aproximação de estudantes de arquitetura com o sindicato, com a criação do Sindarq Jovem. Andrade tem passagem pela presidente do IAB do Amazonas e atualmente é coordenador das Comissões de ética e de Educação do CAU-AM.
Foto principal: Priscila Simões