Nesta quinta-feira (28/09), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) participa da 23ª Semana de Arquitetura e Urbanismo (SAU) da Universidade Estadual de Campinas. No encontro, o vice-presidente da federação, Maurilio Chiaretti, ministrará a oficina T.A.B.A – Trabalhadores Articulados em Benefício da Arquitetura, que terá início às 15h. O projeto é uma ação da FNA e tem como objetivo aprofundar o conhecimento de arquitetos e urbanistas sobre as possíveis relações de trabalho no atual contexto social e econômico do país.
Para o vice-presidente, a organização de eventos, quando feita pelo Centro Acadêmico e pelos estudantes, é um momento importante para desenvolver a autogestão pelos alunos. “As oficinas são atividades fundamentais para os futuros arquitetos no sentido de prepará-los para o mercado de trabalho e para atuação junto a movimentos sociais, com o cooperativismo e, especialmente, com novas formas de organização jurídica e contábil dos escritórios de arquitetura”, explica. Maurílio também destaca o trabalho de apoio aos estudantes realizado pela FNA e seus sindicatos. “Com o T.A.B.A, além de auxiliarmos e orientarmos profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho, incentivamos a formação de escritórios populares que possam atender demandas de assistência técnica, habitação social, regularização fundiária e demais políticas públicas voltadas à moradia.”
A 23ª SAU teve início na segunda-feira (25/09) e segue até sexta-feira (29/09) na Unicamp. Com a temática “Traçados”, o evento propõe rodas de conversa, oficinas e mesas de debate para a reflexão sobre questões sociais, políticas e de sustentabilidade, tanto na esfera de estudantes, quanto na esfera da cidade e da atuação profissional do arquiteto e urbanista.