FNA lança campanha de sindicalização e valorização profissional 2024

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) lança, nesta quarta-feira (26/06), a Campanha de Sindicalização e Valorização Profissional de 2024. Com o mote “Todos Somos Parte da Solução”, a iniciativa busca abordar temáticas que estão inseridas no dia a dia da população brasileira e em como a ação dos profissionais de arquitetura e urbanismo poderiam ser úteis nas mudanças desses paradigmas sociais.

Usando charges com histórias que facilmente se enquadram em situações diárias, o objetivo é abordar as temáticas de forma lúdica, mas ainda mostrando a importância do debate. “A Federação entende que nós, profissionais de arquitetura e urbanismo, temos um papel social fundamental para o desenvolvimento das cidades de forma justa e igualitária. Além disso, com a nova campanha, buscamos conscientizar a própria categoria sobre sua importância e necessidade de, juntos, lutarmos pela garantia dos nossos próprios direitos”, reforça a presidente da FNA, Andréa dos Santos.

A profissão de arquitetura e urbanismo, muitas vezes vista como uma área elitizada e focada apenas na criação de belos projetos, vai muito além da estética. É papel destes profissionais garantir que os espaços urbanos sejam acessíveis, funcionais e, principalmente, justos para todas e todos. “Em um momento em que a desigualdade social se agrava e a profissão enfrenta desvalorização crescente, uma nova campanha de sindicalização e valorização dos arquitetos e urbanistas busca evidenciar a importância crucial desses profissionais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, destaca o diretor de Ensino e Comunicação, Edinardo Lucas.

A proposta de campanha foi apresentada e aprovada durante o segundo dia da Reunião Anual do Conselho de Representantes, que ocorreu no dia 26 de maio, em Salvador/BA. Além de ressaltar a importância dos profissionais na luta contra as desigualdade sociais e a precarização do trabalho, a iniciativa destaca, em contrapartida, as oportunidades e benefícios que a união em torno de um sindicato forte podem trazer, além de apresentar os projetos desenvolvidos pela FNA, como o Solare, ArqPop, que terá uma segunda fase ainda em 2024, e T.A.B.A.

Ao longo do mês, novas charges estarão disponíveis nas redes sociais da FNA. 


Charge por: Flávio Kustela

Rolar para cima