A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) lamenta o falecimento de Ruy Ohtake, ocorrido neste sábado (27/11), aos 83 anos. O profissional de arquitetura e urbanismo, formado pela FAU-USP na década de 60, assina mais de 300 projetos arquitetônicos no Brasil e no exterior, como o Hotel Unique, o Parque Ecológico do Tietê, o Instituto Tomie Ohtake e a Embaixa Brasileira em Tóquio, Japão. Em 2009, ele foi premiado como Arquiteto e Urbanista do Ano da FNA durante o Encontro Nacional de Arquitetos e Urbanistas (ENSA). Ruy convivia com um câncer de medula.
Um nome importante para a arquitetura brasileira contemporânea, o profissional foi professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie e da Universidade Católica de Santos. Em 2012, recebeu a Medalha de Anchieta e o Diploma de Gratidão pela Câmara Municipal de São Paulo pelas suas contribuições à arquitetura paulista, em destaque para projetos sociais. Os principais foram um conjunto habitacional e o Pólo Educativo e Cultural de Heliópolis, que inclui uma biblioteca pública, um centro cultural com cinema e galeria e espaço para feira de produtos artesanais, além de uma escola técnica. Ohtake também concebeu e coordenou os trabalhos de forma voluntária, com a colaboração da arquiteta Daniela Della Volpe e o apoio da União dos Núcleos e Associações de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco (Unas) e da Prefeitura de São Paulo
Para o profissional, o papel do arquiteto e urbanista é múltiplo ao atuar em Arquitetura Social. Em uma palestra realizada em Brasília, no ano de 2019, promovida pelo Centro Cultural TCU e com o apoio do CAU Brasil, Ohtake destacou que “quando atua em programas sociais, o arquiteto tem que assumir duas atitudes: como técnico e como cidadão. É fundamental conversar com a comunidade, sentir o que os moradores pensam, não se fechar em um escritório para projetar de forma isolada”. O resultado disso é dar dignidade às pessoas da comunidade.
A FNA manifesta sua solidariedade aos colegas, amigos e familiares.
Foto: Marcelo Matusiak/PlayPress Assessoria de Imprensa/Creative Commons