A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) foi convidada a participar do Conselho de Instituições de Arquitetura e Urbanismo (CIAU) UIA2020RIO, que será instalado na próxima segunda-feira (24/8), no Rio de Janeiro. “Esperamos que este Conselho tenha mais do que uma representação simbólica de unidade, mas que possa, de fato, contribuir com a construção dos temas a serem abordados pelo Congresso da UIA-2020”, disse o presidente da FNA, Jeferson Salazar.
Durante a reunião, que será às 10h, na sede do IAB-RJ, será feita a apresentação dos eventos já agendados em apoio ao 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA, como a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e o Fórum Internacional de Cidades da Amazônia, em Manaus, ambos em 2016; e o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos, que ocorre em Brasília (DF) em 2017. Também será lançado o concurso público nacional para a escolha da marca do UIA.
Também farão parte do CIAU: Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) e do Rio de Janeiro (CAU-RJ), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA) e Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP).
UIA 2020
O 27º Congresso Mundial de Arquitetos, promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA), será realizado no Rio de Janeiro em julho de 2020. O anúncio foi feito há um ano, durante assembleia geral realizada em Durban, na África do Sul, que contou com 202 delegados de todo o mundo. A capital fluminense saiu vencedora com 107 votos, frente a outras duas concorrentes de peso: Paris (França) e Melbourne (Austrália). A expectativa é receber 15 mil arquitetos de todo o mundo.