A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e a Jardine Agência de Comunicação, responsável pela assessoria de imprensa da entidade, uniram-se em uma campanha de arrecadações em auxílio ao estado do Rio Grande do Sul. Todos os valores doados estão sendo revertidos em donativos para os afetados pelas chuvas, enchentes e deslizamentos. As primeiras doações foram entregues neste domingo (05/05), no abrigo Belém, no bairro Belém Novo. Entre os itens doados estavam travesseiros, roupas de cama, toalhas e alimentos.
A ação conjunta, nomeada “FNA & Jardine pelo RS”, é uma forma de mobilizar a população para apoiar o Estado que, mais uma vez, passa por uma situação de calamidade pública, a qual está sendo apontada como o pior desastre climático da história. Até o momento, já são mais de 780 mil pessoas afetadas, 104,6 mil desalojados, 16,6 mil desabrigados, além de 155 feridos e 75 óbitos. Dos 497 municípios, 334 foram afetados, que representa 67,2% das cidades do estado.
A presidente da FNA, Andréa dos Santos, reforça a importância da solidariedade neste momento de extrema dor. “Em pouco tempo, o estado do Rio Grande do Sul já passou por alguns momentos difíceis de devastação de cidades e famílias. Agora, o que podemos fazer é ajudar ao máximo a população que está desabrigada, sem alimentos, sem ter o que vestir ou onde dormir. A dor de perder tudo que foi conquistado durante uma vida, de ver sua cidade, espaços de memória afetiva destruídos é enorme, mas, atualmente, o que precisamos focar é na manutenção da vida e de proporcionar o máximo de conforto para essas pessoas que se encontram em situações inimagináveis.”
Para viabilizar a compra e entrega das doações, a agência gaúcha, localizada em Porto Alegre, está realizando este processo, levando os mantimentos necessários aos pontos de coleta e em abrigos temporários. “Estamos em campo tentando levar apoio às comunidades gaúchas. Esse trabalho começa agora, mas, certamente, seguirá ao longo de meses. Precisaremos de reconstrução”, pontuou a diretora, Carolina Jardine.
Interessados em ajudar podem doar qualquer valor para o PIX oficial da campanha, por meio da chave [email protected]. A entidade garante a distribuição dos valores para os necessitados. As doações serão registradas e divulgadas pelas redes oficiais da federação e da Jardine.
Fotos: Carolina Jardine