FNA e CAU/RS discutem ampliação de parcerias para 2023

Com o objetivo de ampliar as parcerias entre as entidades e instituições representantes da categoria, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) realizaram uma reunião nesta segunda-feira (16/1). O encontro, que ocorreu na sede do CAU/RS, em Porto Alegre (RS), abordou estratégias de fomento e desenvolvimento de projetos voltados para o fortalecimento profissional, entre eles, os Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia (Solare). De acordo com a presidente da FNA, Andréa dos Santos, uma das metas para este ano é “agregar outras entidades à agenda institucional do Solare, que luta por um acesso mais igualitário ao mercado de trabalho, principalmente dos jovens arquitetos, e de fortalecer iniciativas que ampliem os campos de atuação dos profissionais”.

A reunião ainda contou com a participação do presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann, do chefe de gabinete do Conselho, Paulo Henrique Soares, da Secretária de Finanças, Fernanda Lanzarin, e do Conselheiro Consultivo da Federação, Cicero Alvarez. “Estamos animados com o novo período para ampliar as colaborações dentro do nosso programa de softwares livres, uma iniciativa conjunta do CAU/RS e da FNA, que tem crescido e virado interesse dos demais Conselhos de Arquitetura. Esperamos ainda desenvolver, juntos, trabalhos voltados para Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Athis), comunicação, editais de parcerias e eventos”, declarou Holzmann.

O Solare já disponibilizou, em seu canal do Youtube, mais de 270 vídeo-aulas sobre os softwares FreeCAD, de CAD e BIM; QCAD, de CAD 2D; Blender, de modelagem 3D e BIM; QGIS, de geoprocessamento; Gimp, de edição de imagens; Inkscape, de edição vetorial; e Scribus, de diagramação. Na plataforma oficial do projeto também é possível encontrar artigos sobre os programas de código aberto e uma biblioteca com 35 elementos 2D e 3D desenvolvida em parceria com o CAU/RJ. A iniciativa é coordenada pelo arquiteto e urbanista e membro suplente do Conselho Fiscal da FNA Danilo Matoso. Acompanhe todo o material e maiores atualizações em solare.org.br.

Foto: CAU/RS

Rolar para cima