FNA e CAU/RJ assinam termo de colaboração pelo projeto Solare

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) é o mais novo parceiro de fomento do programa de Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia (Solare). No dia 18 deste mês, a entidade e a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) assinaram um Termo de Colaboração estabelecendo a produção de artigos para o site, a realização de oficinas de programas de código aberto e a produção de uma biblioteca de elementos e componentes para habitação. O acordo foi articulado pelo secretário de Organização e Formação Sindical da FNA e coordenador do Solare, Danilo Matoso, e pelo presidente do CAU/RJ, Pablo Benetti.

Com realização prevista para o próximo dia 30 de novembro, será ministrada no Rio de Janeiro (RJ) uma oficina híbrida – presencial e online – de cinco softwares: Gimp, de edição de imagens; Inkscape, de edição de vetores; Blender, de modelagem 3D; QCAD, de CAD 2D, e FreeCad, de CAD e BIM. De acordo com Benetti, essa é uma forma de aproximação com os profissionais. “Possibilitar a troca de informações, em um ambiente de aprendizado, ajuda a criar comunidades mais fortalecidas e a tornar o uso de programas de código aberto cada vez mais comuns. A ideia é que essas oficinas também cheguem aos estudantes. Precisamos trazer a linguagem dos softwares livres para desde o início da graduação. Quanto antes nos acostumarmos, mais plural será o uso”.

Além das aulas, o acordo fomenta ainda a produção de matérias como notícias, informativos e análises sobre o uso de softwares livres que vão complementar as atividades já patrocinadas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), e seguirão sendo alimentadas no portal www.solare.org.br.

A parceria não termina por aí. Matoso destaca que também será desenvolvida uma biblioteca de 75 elementos e componentes para habitação. “As bibliotecas gratuitas normalmente são pouco sistemáticas, e as bibliotecas organizadas são pagas. Organizaremos esse material em uma plataforma plataforma como Github ou Atlassian, em formato aberto e compatível com softwares como QCAD, Blender ou FreeCad. Tudo estará disponível no site do Solare e poderá ser acessado gratuitamente”.

O Secretário da FNA enfatiza também a importância das entidades se envolverem em ações como essas. “Nosso trabalho é atuar por soluções que funcionem e atendam os profissionais de arquitetura dentro do mercado. O Solare fomenta o uso de ferramentas funcionais e gratuitas, acessíveis a todos os arquitetos, empresas, entidades e órgãos públicos”.

Rolar para cima