FNA debate cidades inclusivas e democratização da arquitetura

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) participou da Audiência Pública “Planejamento do Estado Brasileiro Frente às Mudanças Demográficas”. Segundo a presidente da FNA, Andréa dos Santos, o momento oportunizou o debate sobre a importância da inclusão de todos nas cidades. “Precisamos entender que a nossa população está em um processo de envelhecimento. As cidades, os espaços públicos, os transportes devem ser pensados e criados de forma acessível para todas as faixas etárias. A FNA defende cidades mais justas e inclusivas para a sociedade como um todo, democratizando a arquitetura e o urbanismo em favor da população.”

O evento, que ocorreu na quarta-feira (18/10), em formato híbrido, na Câmara Federal dos Deputados, em Brasília (DF), foi requerido pelo deputado federal, Alexandre Lindenmeyer, e organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. 

Também representando a FNA, participou do evento o secretário de Relações de Trabalho, Mobilização e Inserção Profissional, Matheus Guerra Cotta, que reforçou o papel do poder público na criação de políticas voltadas à esta parcela da população. “Com essas mudanças que vêm ocorrendo no cenário brasileiro, fica clara a responsabilidade do estado de assegurar o bem-estar das pessoas idosas. Também é preciso ter o idoso como principal agente desta mudança, desenvolvendo um espaço de escuta às suas necessidades que reconheça, também, suas diferenças. Desta forma, as intervenções necessárias poderão ser estabelecidas para melhor atendimento e efetividade das políticas públicas para as pessoas idosas”, finaliza.

O encontro foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da TV Câmara e está disponível na íntegra através do link: https://www.youtube.com/watch?v=QHYWaNy-LcM

Foto: Tarcizio Silva

Rolar para cima