Lançado oficialmente no domingo (28/05), o serviço “Ache um Arquiteto e Urbanista” obteve até as 18 horas de terça-feira (30/05), a adesão de 1693 profissionais e 26 empresas. A ferramenta é uma evolução do serviço de busca por profissionais e empresas já existente no site do CAU/BR desde sua fundação. O objetivo é facilitar a aproximação entre clientes e arquitetos e urbanistas disponibilizando, sem custos para ambas as partes, informações sobre os profissionais tais como fotos de projetos e obras, minicurriculo e dados de contato. A busca pode ser feita por Município, Estado, nome, CPF ou registro no CAU.
Sócia da empresa Vortex Arquitetura e Design, de São José, Santa Catarina, a arquiteta Vanessa Luckmann Batista foi uma das primeiras a postar o portfolio completo. “Achei a proposta bem interessante, o serviço é muito válido. Muitas vezes o cliente fica perdido na hora de contratar um arquiteto para fazer um serviço, principalmente agora que o hábito de se contratar um arquiteto está ficando mais comum. Fiz meu cadastro assim que recebi a notificação por e-mail. Foi tranquilo atualizar minhas informações e colocar as fotos dos projetos”. Vanessa desenvolve projetos para construções residenciais, comerciais e corporativas.
Thiara Pelissari Lucas Paim, que atua na área de Arquitetura de Interiores no Espírito Santo, elogiou a iniciativa: ” O CAU como representante da profissão mostra que está preocupado em ajudar”. Segundo ela, foi tranquilo fazer o cadastro. “A plataforma é interessante, muitas vezes o cliente está sem referência de onde procurar bons profissionais e isso com certeza vai ajudar muito”.
Atuando no Rio de Janeiro desde 1994 em projetos residenciais e de interiores, Juliana Ferreira de Sá julga que o serviço, por ser uma iniciativa de um conselho profissional, traz mais confiança para os clientes. “É sem dúvida uma ótima iniciativa do CAU/BR e vai ajudar a aumentar a divulgação do trabalho. “
O “Ache um Arquiteto e Urbanista” passará por sucessivas melhorias, incorporando novas funcionalidades, nas próximas semanas. A possibilidade de inserção de novos campos de contato será uma das primeiras. Outras já programadas são a diminuição do tempo de carregamento das fotos/ilustrações pelo profissional e de busca pelos interessados. Em breve será possível também distinguir mais facilmente, na lista dos profissionais relacionados em uma determinada cidade, quais os que já inseriram e liberaram novas informações para visualização do público.