Etapa estadual da 6ª Conferência Nacional das Cidades do MS debate sobre fundo para a regularização fundiária e para a ATHIS

O Governo do Mato Grosso do Sul, por meio da Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul (AGEHAB/MS) promoveu, na última quinta e sexta-feira (5 e 6/06), a Etapa Estadual da 6ª Conferência Nacional das Cidades. A presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Mato Grosso do Sul (Sindarq/MS) e representante do Conselho Estadual das Cidades (CEC), Iva Carpes, o representante do município de Campo Grande, Osvaldo Abrão, e a arquiteta e urbanista, representante do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), e vencedora do Prêmio Arquiteto e Urbanista 2024, Bianca Tupikin, estiveram presentes na reunião.

Durante a conferência, uma das temáticas debatidas foi a possibilidade de um fundo para a  regularização fundiária e para a Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS), como uma proposta para o governo do Estado. 

“Em conversa não oficial com a presidente da AGEHAB, Maria do Carmo Lopez, verificou-se que há a possibilidade de aplicar o fundo para habitação existente na ATHIS e na regularização fundiária”, afirmou Iva sobre o plano proposto durante o evento.

A Conferência Nacional das Cidades tem como objetivo debater e construir coletivamente a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), destacando a participação social e a função social da cidade. É um espaço de diálogo entre sociedade civil, profissionais de áreas distintas e poder público para pensar soluções, construir agendas e propor ações que melhorem a qualidade de vida e o desenvolvimento urbano.

Fotos: Iva Carpes e Bianca Tupikin

Rolar para cima