Estudo quer descobrir impactos da pandemia no trabalho de arquitetos

O cenário de crise causado pela proliferação de Covid-19 tem impactado significativamente os setores culturais e criativos do Brasil. No Rio Grande do Sul, a situação não é diferente. Com as medidas restritivas de isolamento social, práticas de criação, produção e consumo foram alteradas nas mais diversas áreas. A situação também afetou a vida de arquitetos e urbanistas gaúchos, que precisaram remanejar suas rotinas e processos na hora de projetar. O mapeamento desse panorama no Estado está sendo feito pelo Mestrado Profissional em Indústria Criativa da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo (RS), que está coletando informações sobre o cotidiano dos profissionais que atuam na Arquitetura e Urbanismo e em outros setores criativos. A iniciativa é coordenada pelos professores Cristiano Max Pereira Pinheiro, Vanessa Valiati e Maurício Barth.

Segundo o coordenador do Mestrado em Indústria Criativa da Feevale, professor doutor Cristiano Max Pereira Pinheiro, a pesquisa busca orientar a proposição de políticas públicas e soluções para os setores afetados pela pandemia. O mapeamento considera as especificidades de cada área criativa, propondo um levantamento regional com formulários técnicos e individuais para cada setor. “A partir desse levantamento, compreenderemos de qual maneira podemos auxiliar esses modelos de negócio atingidos. É importante relacionarmos as políticas públicas com a necessidade de cada setor”, afirma.

Além de avaliar a produção da indústria criativa neste período, a pesquisa também busca analisar o consumo de conteúdos digitais dos gaúchos no isolamento social. Para isso, a professora doutora do Mestrado em Indústria Criativa Vanessa Valiati explica que está disponível um questionário dividido entre as áreas de audiovisual, música e jogos digitais. “A pesquisa ainda vai ajudar a mapear o consumo de conteúdo criativo em plataformas de streaming durante a pandemia. Os dados coletados poderão auxiliar na mensuração da demanda por produtos específicos, fornecendo informações para a compreensão do cenário atual”, argumenta. Além disso, a professora ressalta que esse segmento do estudo conta com o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), por meio de um edital de fomento de auxílio à recém-doutores. O projeto também conta o apoio do governo gaúcho, através do programa RS Criativo e da Secretaria de Cultura do Estado.

Responda ao questionário de Arquitetura e Urbanismo: http://abre.ai/icrsarquitetura

Responda ao questionário de Consumo Digital: https://forms.gle/3bHUQwT3XrgtsQjh8

Mais informações: www.feevale.br/industriacriativars

Fonte: Universidade Feevale
Crédito: KishoreJ/iStock

Rolar para cima