A arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, professora universitária e pesquisadora acadêmica, participa de eventos nesta segunda e terça-feira (5 e 6/3) em Florianópolis (SC). Na segunda-feira, ela profere aula magna a partir das 19h no centro de eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O encontro, que terá como tema “A função social do arquiteto e o ensino de arquitetura e urbanismo”, faz parte da programação que comemora o aniversário de 40 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.
Na terça-feira, às 18h30, Ermínia fará palestra no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A arquiteta e urbanista apresentará as bases para a implantação do Fórum Brasil Cidades no Estado. O evento é aberto a entidades profissionais, sindicatos, associações e entidades do movimento popular e social, além de representantes da classe política estadual e municipal. Na ocasião, também ocorrerá o lançamento do Manifesto BR Cidades, do qual Ermínia é uma das coordenadoras nacionais. A FNA apoia a iniciativa.
“O país está em um momento de transição. A nossa participação discutindo o futuro das cidades é fundamental na orientação de políticas urbanas”, disse Ermínia, que além de professora e pesquisadora é ativista política.
A arquiteta e urbanista foi secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano da prefeitura de São Paulo (1989-1992) e secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003- 2005), quando coordenou a proposta de criação da pasta. Apesar de já estar aposentada, atua como colaboradora do curso de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) e é professora visitante do Instituto de Economia da Unicamp, além de seguir como grande influenciadora de estudantes e profissionais da área.