Neste sábado (21/09), o Conselho de Representantes (CR) da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) esteve reunido de forma virtual para dar início à organização do 48º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA). Durante a reunião, foi aprovado o ENSA Virtual que, este ano, será realizado via plataforma on-line.
O evento deverá ocorrer durante o mês de novembro, período em que o encontro já é realizado em formato presencial. As mesas de debate, premiações, homenagens e o Seminário Nacional FNA de Arquitetura e Urbanismo que, tradicionalmente, antecede o ENSA, serão mantidos.
Também foram definidos os Cursos FNA, iniciativa que, explica a presidente da federação, Andréa dos Santos, visa apoiar cursos com temáticas voltadas à capacitação dos profissionais de arquitetura e urbanismo e que estejam em sintonia com as bandeiras da entidade. “Queremos que os nossos profissionais tenham a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos, por isso estamos lançando esse apoio e parceria com cursos que estejam alinhados com os ideais da FNA e que abordem temáticas importantes para o crescimento das arquitetas, arquitetos e urbanistas, além de impulsionar debates sobre assuntos relevantes para o futuro não apenas da profissão, mas, também, das cidades brasileiras.”
O CR também tratou dos relatos de ações em cada sindicato e o compromisso de maior articulação com outros sindicatos de trabalhadores para a realização de ações e negociações conjuntas em favor da categoria. Entre as propostas, estão a necessidade de uma manifestação da FNA em relação ao período eleitoral e a importância dos arquitetos e urbanistas para as cidades brasileiras.
Imagem: Captura de Tela/FNA