Diretoria executiva da FNA cumpre agendas em preparação ao 48° ENSA

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) cumpre na cidade de Brasília, de 28/10 a 01/11, agenda de organização de sede e pauta do 48° Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), que acontece em novembro de 2024.

A Secretaria Geral da FNA está realizando interações entre as instituições profissionais e legislativas em prol da arquitetura e urbanismo. O diretor de Relações Institucionais e Trabalho Matheus Guerra Cotta e o assessor parlamentar Tarcízio Ramos da Silva representaram a entidade durante o Seminário Legislativo para Escolha das Lutas – Projetos de Lei – dentro do Legislativo Federal e no I Seminário de Construção da Agenda Crítica da Arquitetura e Urbanismo, que discute a política institucional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). 

Ao longo da semana, a sede da Federação também recebeu visita da presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Acre (CAU/AC), Dandara Cunha, com mediação da secretária geral Dânya Silva. O encontro trouxe questões sobre a implantação de projetos de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) no Estado.

A agenda inclui a visita de representantes da FNA à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal para apresentar a assessoria parlamentar, a fim de tratar da possibilidade de apoio, buscando recursos para que  esse projeto seja implementado nos municípios acreanos, para garantir o atendimento em pautas alinhadas à profissão, bem como encontro com representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), economista Mariel Angeli.

Ainda durante a semana passada, a presidente da FNA Andréa dos Santos e o vice-presidente, Maurilio Chiaretti, estiveram em agendas do Conselho das Cidades, apresentando uma proposta de resolução encaminhada para ser debatida durante a próxima reunião do Conselho, que trata sobre o reconhecimento dos programas como o Minha Casa, Minha Vida e MCMV Entidades como uma política pública nos municípios.

Também foi realizada reunião sobre o processo eleitoral da Confederação dos Técnicos e Trabalhadores Universitários da CUT (Confetu), que ocorrerá no fim do ano de 2024, além de encontro para organização das agendas e pautas a serem debatidas durante o Seminário Nacional e  48º ENSA.

Rolar para cima