Dia do Trabalhador: data de mobilização nacional

O Dia do Trabalhador promete ser uma data de mobilização nacional neste ano. Em defesa dos direitos da classe trabalhadora, da democracia, da Petrobras e da reforma política, centrais sindicais e movimentos populares do campo e da cidade se unem nos próximos dias pelas ruas do Brasil. Estão previstos atos em diversas cidades brasileiras em mais de oito estados com direito a mobilização política e shows artísticos.

 

Um dos pontos mais polêmicos e que deve levar milhares às ruas é o repúdio ao PL 4330, que tramita no Senado e prevê a terceirização da atividade fim em empresas brasileiras. “É importante que todos se unam nessa luta pelos direitos dos trabalhadores”, pontuou o presidente da FNA, Jeferson Salazar.

 

Em São Paulo (SP), a mobilização está agendada para o dia 1º de maio e terá início a partir das 10h, no Vale do Anhangabaú, Centro. Também estão previstos atos em Recife (PE), João Pessoa (PB), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Sul (RS) e outras regioões. Entre as cerca de 30 entidades engajadas neste 1º de Maio, estão as centrais CUT, CTB e Intersindical, além de organizações dos movimentos sociais e estudantil, entre ela a FNA.

 

Confira as mobilizações nos Estados

 

São Paulo

1º/5

10h às 11h Ato Ecumênico

11h às 14h Ato Político – Pame´lloza e grupo Mistura Popular

13h Shows de Thobias da Vai-Va e Elizete Rosa/Alceu Valença/GOG/Leci Brandão/Roppin Hood.

 

ABC – Jardim dos Campos

1º/5

9h30min – Ato Político

10h- Shows com: Neguinho da Bahia/Alex Fernandes/Roger e Robson/Bad e Afro/Almir Guineto/GOG/Edi Rock/Amigo do Pagode 90/Arlindo Cruz.

 

ABC- Jardim Palermo

1º/5

9h30min – Ato Político

10h30min – Shows com: Rubens Julian/Marcinho do Cavaco/Grupo Musical AMA ABC/Negra Li/Dexter/Dudu Nobre/Yzalú/Samprazer/Rappin Hood/Turma do Padoge.

 

São José dos Campos

1º/5

10h – Abertura na Praça 1º de Maio, Novo Horizonte.

 

Goiás

1º/5

8h – Corrida do trabalhador e Ações da Cidadania – A partir das 17 h Ato Político e logo em seguida shows com: Luiz Chaffin/Amauri Garcia/Maria Eugenia/Luiz Augusto/Negra Jane/Grupo de Catiras e Filhos de Aparecida/ Alcione.

 

Amapá

Dia 28/4

9h Feira do Buritizal

16h Feira do Pacoval

Dia 30/4

8h – Ato Político – Logo em seguida debate sobre reforma política/PL4330/MP664 e 665/contra a retirada de direitos da classe trabalhadora/pela democracia/pela redução da maioridade penal.

 

Bahia

1º/5

13h – Ato Político. Logo em seguida a festa será no Terreiro de Jesus, no Pelorinho com: Aldemário Coelho/Banda Baiana System.

21h – Encerramento

 

João Pessoa (Paraíba)

Dia 30/4

14h – Concentração no Parque Salon de Lucena (Lagoa)

18h30min – Ato Político – Apresentação Cultural com: Santana O Cantador/Forró Caçuá/Eurinho

 

Sindicato dos Metalúrgicos

19h – Ato Político e Missa

 

Brasília

1º/5

9h – O ato será na Torre da TV

 

Recife (Pernambuco)

1º/5

9h – Ato na praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista, com passeata pelo centro.

 

Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

1º/5

15h– A concentração será no Arcos da Lapa. Em seguida terá de show com: Zé Katimba/Acadêmicos do Dendê/ Nação Brasil da Vila Catiri/ Bloco Comuna que Pariu e Luiz Bruno. O forró conta com a participação de grandes artistas: Sergival/Marcos Lucena/Ângelo e Nonato Almeida. O Hip Hop Negras de Atitude/Apafunk/RAP do Neguim que Não se Cala e o Jongo da Amendoeira. Durante o show estará acontecendo uma oficina de turbantes. A MPB será representada pela Casari (Casa do Artista Independente), de Jô Borges e Instrumental/Grupo Teatral Zelote e a performance do poeta popular. Zorro.

 

Rio Grande do Sul (Porto Alegre)

 

1º/5

 

14h- A atividade ocorrerá na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, a partir das 14h e contará com programação musical ao som de Zamba Ben, Mariposas e o Bloco da Diversidade, Cia do Improviso, bateria da Imperados do Samba, dentre outros.

Rolar para cima