Desafios do sindicalismo e da plataformização dão tom ao 5º Congresso Mundial da ICM

Estabelecer a construção de sindicatos globais e romper as barreiras que promovem a desigualdade de gênero e a plataformização do trabalho são as pautas do 5º Congresso Mundial da Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), entidade na qual a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) é filiada. O evento, que teve sua cerimônia de abertura nesta quarta-feira (5/10) segue com programação até sexta-feira (7/10). Com o tema “Vamos – Organizar-se além das fronteiras”, o Congresso reuniu 360 sindicatos, de 117 países, em um encontro híbrido em Madri, Espanha. A FNA é representada pela sua presidente, Eleonora Mascia, e pelo seu Secretário de Organização e Formação Sindical, Danilo Matoso, que acompanham as discussões de forma virtual.

A cerimônia de abertura celebrou as vitórias duramente conquistadas pelos trabalhadores, mesmo diante das crises econômicas e políticas enfrentadas em todo o mundo. O presidente da ICM Internacional, Per-Olof Sjöo, abriu o Congresso celebrando as profundas raízes do sindicalismo global e o firme compromisso com a democracia. “Somos confrontados por numerosas crises em todo o mundo e só podemos progredir através de nossa capacidade de organizar os trabalhadores. A BWI [sigla em inglês para ICM] tem raízes profundas em suas filiadas e tem uma estrutura democrática. A democracia traz legitimidade, e, em nossa democracia sindical, as afiliadas são sempre convidadas a participar ativamente na elaboração de políticas e na eleição de nossos líderes”, afirmou Sjöo.

Ainda estiveram presentes o secretário de Estado do Emprego e Economia Social da Espanha, Joaquín Pérez Rey, enfatizando a importância da existência e do trabalho dos sindicatos em todo mundo, o secretário Geral da Federación de Industria, Construcción y Agro de la Unión General de Trabajadoras y Trabajadores (UGT-FICA), Pedro Hojas, o secretário geral da CCOO del Hábitat, Daniel Barragan, ambas entidades organizadoras do encontro, o vice-presidente da ICM Pan-Europa, Johan Lindholm e, virtualmente, o diretor geral da The International Labor Organization (ILO), Gilbert Houngbo.

O congresso ainda discutirá os planos, políticas, agenda e ações das entidades filiadas nos próximos anos e elegerá o Conselho Mundial, o Presidente, Vice-Presidente, Secretário Geral e Auditores da próxima gestão da ICM. É possível acompanhar mais detalhes da programação em https://congress.bwint.org/

Fonte: Imprensa BWI

Rolar para cima