Defesa da democracia e dos direitos humanos marca abertura do V Enanparq

O descontentamento com o atual cenário político brasileiro e necessidade do debate em prol da democracia deram o tom à abertura da V Edição do Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Enanparq), nesta segunda-feira (15/10), em Salvador (BA). O encontro vai até a próxima sexta-feira (19/10) se realiza na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), reunindo arquitetos, urbanistas, professores e pesquisadores de todo o Brasil para debater as crises, impasses e desafios dos profissionais da área frente ao mundo globalizado.  As apresentações terão como pano de fundo a crise do país, instaurada nas dimensões política, econômica e social.

Durante a abertura do evento, o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e um dos organizadores do V Enanparq, Nivaldo Vieira de Andrade Júnior, citou a campanha do instituto em defesa da democracia e dos direitos humanos. “O IAB não poderia se calar no momento político atual”, declarou. O dirigente também pediu um posicionamento da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Anparq) em relação às ameaças que a democracia está sofrendo no Brasil. O reitor da UFBA, João Carlos Salles, alertou para a gravidade do atual momento vivido pelo país. Filósofo e conhecedor do direito à cidade, Salles abordou a responsabilidade histórica da universidade como campo de resistência e de debate democrático.

A Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) participa do evento e está representada por sua vice-presidente, Eleonora Mascia. Ela integrará a mesa de debate das instituições profissionais em Arquitetura e Urbanismo, programada para ocorrer na próxima quinta-feira (18/10), às 16h30, no auditório 1 da Faculdade de Arquitetura da UFBA (FAUFBA). Também integram o debate o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-Brasil), Luciano Guimarães, o  vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA), Neilton Dórea, o  secretário geral do Instituto de Arquitetos do Brasil (IABl),  Luiz Antonio de Souza, e a presidente do Instituto de Arquitetos da Bahia (IAB- BA), Solange Araújo. Eleonora também estará como mediadora na Jornada Lelé: Pela preservação do Legado de João Filgueiras Lima, o Lelé, programada para quarta-feira (17/10), das 8h30 às 18h, no Auditório Mastaba da FAUFBA.

Foto: Eleonora Mascia

Rolar para cima