Criado neste ano, Sindarq-ES atua pela valorização do Arquiteto e Urbanista na sociedade capixaba

O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Espírito Santo foi criado em 26 de abril de 2012 e já trabalha sobre uma série de pautas, buscando os direitos e o reconhecimento das atividades de Arquitetos e Urbanistas no Estado. O Presidente do Sindarq-ES, José Carlos Neves Loureiro, destaca que o Sindicato está estabelecendo contatos a fim de fortalecer a imagem da entidade entre os capixabas e divulgando a relevância social do trabalho do Arquiteto e Urbanista.  

 

As propostas de ação do Sindarq-ES foram definidas na primeira reunião de Diretoria, em maio deste ano. A entidade objetiva a valorização do Arquiteto e Urbanista e a ampliação do mercado de trabalho para a categoria. Uma das metas da gestão é alterar a situação da profissão nas Prefeituras do Estado, pois a maioria dos municípios não possui Arquitetos e Urbanistas em seu quadro de pessoal. Para efetuar essa reivindicação, o Sindicato planeja mobilizar a sociedade civil organizada, de forma a destacar a importância desses profissionais para o desenvolvimento municipal e apresentar aos dirigentes municipais informações que demonstrem o ganho social e político advindo do trabalho de um Arquiteto e Urbanista na administração pública.

 

Um dos principais focos da atuação do Sindarq-ES, de acordo com José Carlos Loureiro, é a aplicação da Lei de Assistência Técnica (nº 11.888/08), legislação que garante acesso gratuito da população de baixa renda a projetos e construções de habitação de interesse social. O objetivo do Sindicato é assegurar o direito à moradia digna previsto na Lei.

 

Segundo o Presidente, o Sindicato está seguindo o plano estabelecido. Entre as ações já desenvolvidas, Loureiro destaca a procura de parceiros para ampliar a divulgação da entidade através de diversas mídias e a participação em palestras nas faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo para apresentar o Sindarq-ES. Estão sendo realizadas, ainda, palestras com profissionais, possibilitando aproximação entre Sindicato e categoria. A entidade também já realizou contato com o Sindicato das Administradoras de Condomínios, estabelecendo processo de conscientização sobre as responsabilidades do síndico na fiscalização do exercício ilegal da Arquitetura. O próximo passo, após a obtenção do reconhecimento público, é promover uma campanha de filiação.

 

Em entrevista à publicação Rochas de Qualidade, Loureiro afirma que o serviço do Arquiteto e Urbanista ainda é visto como caro e supérfluo, e o profissional, como alguém que apenas projeta e não constrói – o que não é verdade. Na entrevista, que pode ser conferida aqui, o Arquiteto comenta, ainda, sobre sustentabilidade e uso de novos materiais na construção civil e sobre a formação acadêmica dos Arquitetos e Urbanistas brasileiros. Confira no Arquivo a entrevista na íntegra.

 

Abaixo, conheça os membros da Diretoria do Sindarq-ES:

 

Diretoria Executiva

Presidente: José Carlos Neves Loureiro

Vice-Presidente: Winker Denner Mesquita

Secretária Geral: Sônia Glaci Mareth

Secretário de Finanças: Alexandre Cypreste Amorim

Diretor Executivo: Clemir Regina Pela Meneghel

Diretor Executivo: João Paulo Dominguez Carvalho

Suplentes: Maria de Lourdes da Silva Oliveira e Marcos Felipe de Costa

 

Conselho Fiscal

Titulares: Andreson Esteves, Maria Lúcia Amaral e Bianca de Souza Pereira

Suplente: Sabrina da Silva Claudino

 

O Sindarq-ES funciona na sede do IAB ES, que fica na Avenida Desembargador Santos Neves, nº 601, Loja nº 21, Ed. Praia Shopping, Praia do Canto, Vitória – ES.

Rolar para cima