CR inicia com debates sobre direitos trabalhistas

Na manhã deste sábado (24/05), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) deu início às atividades da Reunião Anual do Conselho de Representantes. Formando a mesa de abertura do evento para tratar sobre a conjuntura nacional e sindical, foram convidados a presidente da CUT/SC, Anna Júlia Rodrigues, o superintendente do Ministério do Trabalho de Santa Catarina, Paulo Roberto Eccel, o presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina (SASC), Flávio Alípio, e a presidente da FNA, Andréa dos Santos, conduzindo o debate.


Anna Júlia falou sobre os direitos trabalhistas e sobre o fato da categoria de arquitetos e urbanistas trabalhar, em grande maioria, de forma autônoma, citando as injustiças, a precarização do trabalho nas carreiras da área de construção. “O movimento sindical de todas as categorias vem fazendo um movimento de luta e defesa conjunta da categoria, contra a pejotização e terceirização, lutando pela regulamentação dos direitos, além de fortalecer as negociações e convenções coletivas.”

Paulo Roberto Eccel abordou a comunicação direta entre sindicato e o Ministério do Trabalho. “Os sindicatos são os parceiros preferenciais do Ministério do Trabalho. Quando assumi, nossa determinação foi de irmos para a rua e abrirmos as portas do Ministério. No diálogo, ficamos mais próximos das dificuldades diárias, de encontrar alternativas e rever caminhos.”

O superintendente do MPT/SC também tratou sobre a importância da profissão arquiteto e urbanista. “Na minha mente, arquiteto e urbanista traz memórias positivas, vocês estão ligados a casas mais aconchegantes, cidades melhores e habitação de qualidade como um direito.”
Andréa dos Santos ressaltou a urgência da luta coletiva pela defesa de direitos. “É uma obrigação como militância sindical e como arquitetos e urbanistas, olhar o que fazemos pela defesa da nossa democracia. Essas tentativas de transformar o mundo no trabalho nos atinge diretamente. Temos por lei nosso Salário Mínimo Profissional, por exemplo.”

As atividades do CR seguem neste sábado (24/05) e durante a manhã de domingo (25/05), quando encerram-se as atividades.


Foto: Judy Wroblewski

Rolar para cima