Conselheiros do CAU serão eleitos nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (15/10), os arquitetos e urbanistas poderão escolher os novos integrantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Serão eleitos 382 conselheiros dos CAU/UF e 28 do CAU/BR – um de cada unidade da federação mais um representante das Instituições de Ensino Superior (IES). Os candidatos da chapa com o maior número de votos nos Estados e nas instituições serão escolhidos para o colegiado federal do CAU/BR.

Dados divulgados pela Comissão Eleitoral Nacional do CAU apontam que 200.151 profissionais estão aptos a votar. Desses, quase um terço (63.815) pertence ao Colégio Eleitoral de São Paulo. A listagem, que está organizada por Unidade da Federação, ainda consta no final o colégio eleitoral das Instituições de Ensino Superior de Arquitetura e Urbanismo, composto pelos coordenadores de curso. Conforme a Lei 12.378/2010 e o Regulamento Eleitoral, o voto é obrigatório para todos os arquitetos e urbanistas com menos de 70 anos.

A votação será totalmente online, das 0h às 23h59 (horário de Brasília). Os profissionais podem acessar a interface pelo site www.votaarquiteto.com.br ou através de link direto na homepage do site do CAU/BR (www.caubr.gov.br). Os conselheiros eleitos assumirão mandatos de três anos, a partir do dia 15 de dezembro de 2020. A função não é remunerada.

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) deliberou pela não manifestação de apoio a qualquer chapa inscrita para o pleito. A decisão da Diretoria Executiva está alinhada aos preceitos que nortearam a fundação da entidade há mais de 40 anos, com a defesa da democracia, diversidade e embate de ideias que caracterizam o estado democrático de direito. Confira o documento completo.

Acesse o Colégio Eleitoral do CAU
Lista de Chapas e Planos de Trabalho

*Com informações do CAU/BR

Rolar para cima