Para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte, esporte e lazer, além de instrumento para a inclusão social, a mobilidade urbana e a sustentabilidade, a Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTC), da Bahia, promove o Congresso Pedala Feira. O evento ocorre de quarta-feira a domingo (17 a 20 de março), das 18h às 20h, no município Feira de Santana, que fica a 100 quilômetros da capital Salvador.
“Queremos tornar a bicicleta um transporte viável e real, temos que lutar muito para isso e conquistar não só a Bahia, como estamos fazendo agora, mas pensar em levar pro país inteiro”, salienta Mateus Mônaco, estudante de Engenharia Civil da FTC e apaixonado por bicicleta. É coordenador do grupo Pedala Feira, que incentiva ao uso da bicicleta como meio de transporte e inclusão social, e um dos idealizadores do congresso.
A organização espera um público de 4 mil congressistas. O público alvo são ciclistas, estudantes, educadores, formadores de opinião, governantes e portadores de necessidades especiais e a sociedade em geral.
O evento está dividido em palestras sobre mobilidade urbana sustentável, viabilidade das ciclovias e planejamento urbano, entre outros temas; minicursos como “A Escola de Bicicleta para adultos” e “Oficina de aprendizado de como abrir um comercio de manutenção de bicicletas”; e, por fim, a atividade mais esperada da programação: o cicloturismo urbano.
No domingo, os participantes percorrerão caminho de 30 quilômetros em asfalto pelo centro de Feira de Santana. Ciclistas, paraciclistas e demais interessados poderão conhecer mais o município e seus pontos turísticos. Durante o evento, também será instalada, no pátio do campus da faculdade, uma feira de mobilidade e inclusão onde serão expostas bicicletas de diversos tipos e modelos para apreciação.
Com o objetivo de reforçar as ações de valorização, respeito e conscientização em relação aos ciclistas, será promovido um treinamento para condutores de ônibus e transportes alternativos. Para completar a programação, o Grupo Teatral Viapalco apresenta o espetáculo Circocicleta, que reúne palhaços com bicicletas excêntricas, exibição de acrobacias, malabares e mágicas.
Todo o congresso será gravado e as conclusões serão encaminhadas às autoridades para conhecimento e como sugestão para abordagem e discussão para a melhoria da vida da sociedade.