Clara Ant lança o livro “Quatro décadas com Lula: O poder de andar junto”

A pré-venda do livro da ex-vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e atual conselheira do Instituto Lula, Clara Ant, intitulado “Quatro décadas com Lula: O poder de andar junto”, já está disponível. O lançamento oficial, com uma sessão de autógrafos, ocorre no dia 5 de agosto, a partir das 18h, no Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (João Basso, 231 – Centro), em São Bernardo do Campo (SP). Também ocorrerá um lançamento em São Paulo (SP), na livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509 – Bela Vista), no dia 17 de agosto.

Clara e Lula se conheceram na década de 1970, quando ambos faziam história no movimento sindical. Se aproximaram ainda mais a partir de 1990, depois que ela passou a assessorá-lo e atuar mais diretamente junto ao Partido dos Trabalhadores (PT). Clara esteve à frente das Caravanas da Cidadania, ainda nas primeiras campanhas eleitorais para a presidência, onde foi possível ver de perto a situação do povo e o descaso das autoridades com as regiões mais periféricas do país. No livro, além de abordar essa relação próxima com o ex-presidente e atual candidato à presidência da república, ainda é possível conhecer a trajetória pessoal da autora.

Filha de judeus poloneses que sobreviveram à Segunda Guerra Mundial, Clara chegou ao Brasil em 1958, aos 10 anos de idade. Alinhada desde jovem aos movimentos de resistência, ela fincou raízes no sindicalismo, lutando pelo resgate da democracia e pela necessidade vital de sobrevivência de trabalhadoras e trabalhadores do Brasil. “Comecei a escrever o livro em 2016, ainda no ano do golpe da presidente Dilma. E desde então, foi bom, mas muito difícil reviver todas as histórias que reuni. Foram anos de vulnerabilidade da lei, de violência, de pandemia. Mas decidi que precisava finalizar a obra como uma forma de protesto para combater o negacionismo que estávamos e estamos vivendo. Eu vivi e estive presente no quanto o PT e o Lula foram importantes para a história do Brasil e sabia que precisava contar isso para as pessoas”, explica a autora.

A obra ainda conta com textos de capa do escritor e jornalista Lira Neto e da professora Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte.

Rolar para cima