Cidades do Amanhã chega ao Rio com debate sobre arquitetura e convivência

Chega ao Rio de Janeiro, no dia 19 de agosto, o Ciclo de Palestras Cidades do Amanhã. O projeto nasceu da necessidade de ampliar a discussão sobre um modelo arquitetônico, presente nas cidades brasileiras, que promove a segregação e o afastamento do espaço e da vida pública. O evento será realizado às 19 horas, no auditório do IAB-RJ (Beco do Pinheiro, 10. Flamengo, RJ), com entrada franca.

 

O objetivo é “discutir a condição atual das nossas cidades, a fragmentação de sua paisagem, a arquitetura produzida no país – bem como seu papel e efeitos sobre o uso do espaço público, a dinâmica de bairros e cidades e seu ambiente”, destaca o professor da Universidade Federal Fluminense e idealizador do ciclo, Vinícius Netto.

 

>>> Veja a programação completa

 

Ao longo de dois anos, junto com os professores Renato Saboya, em Florianópolis, e Júlio Vargas, em Porto Alegre, ele se dedicou à análise de cerca de 8 mil edifícios. A partir da criação de parâmetros, como o afastamento dos prédios, a presença de muros e o número de janelas, e a quantidade de pedestres, a pesquisa demonstrou como a arquitetura contribui para uma cidade mais insegura e com menos mobilidade.

 

O evento contará com a presença do presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes; do diretor adjunto financeiro do Conselho, Júlio Bentes; do presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz; e dos professores Cristóvão Duarte, da FAU/UFRJ e Júlio Vargas, da UFRGS. Além de Brasília e Rio de Janeiro, o Ciclo de Palestras acontecerá em mais sete capitais: São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Natal e Belém.

 

>>> Leia entrevista com o professor Vinícius Netto aqui

 

Na ocasião acontece ainda o lançamento do curta-metragem Arquitetura e o Ballet da Rua, também idealizado pelo professor da UFF. O tabalho aborda os “efeitos sociais da arquitetura” – um experimento enfatizando o papel da tipologia arquitetônica na presença pedestre e na vida microeconômica de bairros em nossas cidades – de modo também não-discursivo e poético. “O curta é uma celebração do encontro no espaço público, assim como uma exploração do papel da arquitetura em sua criação”, comenta o professor.

 

Programa CAU/RJ de Patrocínio Cultural

 

O projeto é um dos contemplados no 2º edital do Programa CAU/RJ de Patrocínio Cultural, que desde 2013 é lançado anualmente com o objetivo de patrocinar ações que valorizem a profissão do arquiteto e urbanista. Entre os projetos contemplados, estão o premiado documentário Bernardes, publicações diversas sobre arquitetura e urbanismo, fóruns e eventos institucionais ou comemorativos.

 

O sucesso da iniciativa levou o Conselho a aumentar gradativamente o valor designado ao Programa, visando ampliar cada vez mais sua participação em projetos que promovam a profissão. A terceira edição do Programa destinará este ano R$ 250 mil a projetos selecionados de eventos, cursos, publicações, premiações e produções culturais diversas que promovam a Arquitetura e o Urbanismo.

 

 

Ciclo Nacional de Palestras Cidades do Amanhã e

Lançamento do curta “Arquitetura e o Ballet da Rua”

 

19 de agosto, às 19 horas

Auditório do IAB-RJ

Beco do Pinheiro, 10. Flamengo,RJ

Entrada franca

Rolar para cima