Será realizado de 13 a 15 de agosto na cidade de Goiás (GO) o Seminário Internacional Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil, das 8h às 19h, no Cine Teatro São Joaquim. Aberto ao público, o evento é organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e reunirá representantes do Centro do Patrimônio Mundial e de cidades reconhecidas pela Unesco, na Europa e América Latina. O objetivo é promover a troca de experiências na gestão dos 14 sítios culturais brasileiros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://www.sympla.com.br/seminario-internacional-gestao-de-sitios-culturais-do-patrimonio-mundial-no-brasil__334150.
De acordo com o Iphan, a cidade de Goiás foi escolhida para receber o seminário porque se tornou referência do maior programa de investimentos em Patrimônio Cultural no Brasil, o PAC Cidades Históricas. “Os brasileiros estão aprendendo que o cuidado com o Patrimônio Cultural não engessa as cidades. Ao contrário, os bens culturais são vetor de desenvolvimento, pois são grandes atrativos e promovem os municípios, gerando emprego e renda e garantindo sua sustentabilidade, como já acontece em diversos centros urbanos da Europa, da Ásia e também das Américas”, diz a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, no site do Iphan.
Ao final do encontro, ministros, prefeitos dos 14 sítios culturais brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial assinarão com a presidente do Iphan a Carta de Goiás, documento que busca garantir a continuidade de investimentos federais, estaduais e municipais na requalificação urbana de cidades históricas. ”Queremos pactuar uma política pública efetiva. É uma construção que vem desde 2000, quando o Programa Monumenta impactou 27 cidades brasileiras com obras de restauro e requalificação urbana. O PAC Cidades Históricas veio, em 2013, ampliando essa atuação, e foi implantado em 44 cidades. Desde já é preciso assegurar disponibilidade orçamentária para a continuidade dos investimentos de infraestrutura nas cidades históricas”, afirma Kátia Bogéa. Mais informações sobre o seminário no site http://portal.iphan.gov.br/
A RIQUEZA BRASILEIRA
Os 14 sítios culturais no Brasil reconhecidos como Patrimônio Mundial:
Brasília (DF)
Cais do Valongo, Rio de Janeiro (RJ)
Centro Histórico de Goiás (GO)
Centro Histórico de Diamantina (MG)
Centro Histórico de Ouro Preto (MG)
Centro Histórico de Olinda (PE)
Centro Histórico de São Luís (MA)
Centro Histórico de Salvador (BA)
Conjunto Moderno da Pampulha, Belo Horizonte (MG)
Ruínas de São Miguel das Missões (RS)
Parque Nacional Serra da Capivara (PI)
Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE)
Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (RJ)
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas (MG)
Fotos:
Ao alto da página: Centro Histórico de Goiás (Judson Castro/iStock)
Centro: Centro Histórico de Olinda (User10095428_393/iStock)
Acima: Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (brupsilva/ iStock)