Ciclo “Novas Cidades 2021” reúne o CEAU para debate e construção de propostas aos municípios brasileiros

O mês de julho será de intenso debate entre as entidades que representam profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Serão seis lives para tratar de uma pauta conjunta para ser apresentada aos candidatos (Carta aos Candidatos) que participarão do pleito municipal neste ano – cujas eleições foram postergadas para 15 e 29 de novembro – 1º e 2º turnos. A iniciativa do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU) vai reunir dirigentes da FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas), da ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), da AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), a ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos PaisagístIcas) e a FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo), todas integrantes do CEAU.

O ciclo de debates denominado “Novas Cidades 2021” será realizado de forma on-line nos dias 9, 14, 16, 21 e 23 de julho, a partir das 18h30min. Na última live, no dia 28 de julho, ocorrerá um balanço para a sintetização dos resultados e formulação dos encaminhamentos. A jornalista Cristina Serra ficará responsável pelas.  As lives deverão ser direcionadas de tal forma a encaminhar propostas concretas aos candidatos aos poderes Executivo e Legislativo municipais, tendo caráter mais propositivo do que de diagnóstico. Os temas serão abordados com transversalidade por quatro debatedores, sendo um arquiteto e urbanista, um especialista no tema específico da “live”, um representante comunitário e um debatedor com viés político.

Segundo Eleonora Mascia, presidente da FNA, a Federação, na condição de integrante do CEAU, está disposta a apoiar a construção de um pacto pela qualidade de vida nas cidades. O que vai oportunizar a retomada do planejamento do planejamento e das instâncias de participação para a implantação de políticas públicas. “Devemos estar mobilizados para que a arquitetura e o urbanismo sejam integrados ao esforço coletivo de melhorar nossas cidades, com inclusão e respeito pela diversidade”, destacou. Eleonora estará à frente da live do dia 16/07 (quinta-feira), que tratará do tema Governança e Financiamento – Cidades não se fazem de improviso. Como torná-las menos desiguais? A presidente da FNA também vai integrar a última live ‘Por um projeto de cidades para as próximas eleições, ao lado de todos os demais componentes que ajudaram a enriquecer a discussão que será levada aos candidatos e futuros prefeitos. São eles: Luciano Guimarães, presidente do CAU/BR; Luciana Schenk, presidente da ABAP; Carlos Eduardo Nunes, vice-presidente da ABEA; Paulo Lisboa, vice-presidente da AsBEA; Nivaldo Andrade, presidente do IAB; e Francieli Schallenberger, da diretoria geral da FeNEA.

Desde a sua criação, o CAU/BR tem estabelecido um constante diálogo com as demais esferas do poder público para o fortalecimento de ações de promoção do aperfeiçoamento da Arquitetura e do Urbanismo. Por ocasião das eleições de 2018, o Conselho apresentou aos candidatos nas eleições federais, junto com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), um manifesto intitulado “As cidades pedem socorro”, cujo objetivo era levar para a pauta das eleições um projeto nacional baseado na territorialização das políticas públicas.

Para Luciano Guimarães, presidente do CAU/BR, “a participação na vida pública neste momento constitui uma empreitada de suma importância e um desafio sem precedentes. Cientes da importância de futuros prefeitos e vereadores na liderança da reestruturação das cidades para essa nova era, é nosso dever contribuir com alguns apontamentos e orientações técnicas que possam enriquecer essa jornada”. Na visão do dirigente, “o ciclo e a elaboração conjunta da “Carta aos Candidatos nas Eleições Municipais” pelas instituições de Arquitetura e Urbanismo são uma iniciativa inovadora que, além de demonstrar a maturidade do setor, amplia a importância do documento e do impacto esperado junto à classe política e à sociedade. “Temos expectativa de que metodologia adotada, reunindo pessoas de diversas áreas de conhecimento ou atuação, garanta a construção de uma Carta com visão não apenas técnica, mas socialmente plural e politicamente consistente.”

A transmissão das lives ocorrerá pelas plataformas digitais do CAU/BR, das demais entidades e pelo portal UOL.

Veja a apresentação dos participantes aqui

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

09/07 – Arquitetura e SaúdeArquitetos e urbanistas como promotores da saúde pública nas cidades
Apresentação Pres. Luciano Guimarães (CAU/BR) e Francielli Schallenberger (FeNEA)
Arq. e Urb. Simone Cynamon
Área afim Karine Santana
Social Gilson Rodrigues
Político Carmem Zanotto
14/07 – Cidades SustentáveisUrbanismo e meio ambiente: como reinventar as cidades no pós-pandemia?
Apresentação Vice-Pres. Paulo Lisboa (AsBEA) e Pres. Nivaldo Andrade  ( (CIAB)
Arq. e Urb. Julio Ferreira Lima
Área afim Philip Yang
Social Carmen Silva Ferreira
Político Ângela Amin
16/07 – Governança e FinanciamentoCidades não se fazem de improviso. Como torná-las menos desiguais?
Apresentação Pres. Eleonora Mascia (FNA)
Arq. e Urb. Fernando de Melo Franco
Área afim Cláudio Bernardes
Social Pâmela Carvalho
Político Joaquim Passarinho
21/07 – Paisagem e PatrimônioQualidade de vida nas cidades: paisagens e história
Apresentação Pres. Luciana Schenk (ABAP)
Patrimônio não edificado Luciana Saboia
Patrimônio Edificado Andrey Schlee
Social Chirley Panraká
Político Edmilson Rodrigues
23/07 – Mobilidade e InclusãoCirculando pela cidade: novas dimensões da mobilidade urbana
Apresentação Vice-Pres. Carlos Eduardo Nunes (ABEA)
Arq. E Urb. Letícia Bortolon
Área afim Martha Gutierrez
Social Henrique Silveira
Político Gustavo Fruet
28/07 – Novas Cidades 2021por um projeto de cidades para as próximas eleições (CARTA AOS CANDIDATOS)
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) Pres. Luciano Guimarães
Associação de Arquitetos Paisagistas (ABAP) Pres. Luciana Schenk
Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) Vice-Pres. Carlos Eduardo Nunes
Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) Vice-Pres. Paulo Lisboa
Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas( FNA) Pres. Eleonora Mascia
Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) Pres. Nivaldo Andrade
Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA) Francieli Schallenberger
Rolar para cima